Negócios

Controladora do Ifood compra plataforma Decolar

Valor da operação é de US$ 1,7 bilhão e envolve toda a operação na América Latina

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

A empresa holandesa de investimentos em tecnologia Prosus, dona do iFood, anunciou nesta segunda-feira (23) acordo para comprar a agência de viagens online Despegar, controladora da Decolar Brasil, por US$ 1,7 bilhão.

O valor equivale a 19,50 por ação, um prêmio de 33% sobre o preço de fechamento em 20 de dezembro e a previsão é que seja concluída no segundo trimestre de 2025.

Em Nova York, os papéis da Despegar disparam cerca de 31%.

“A Despegar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atrativa e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina”, afirmou o presidente-executivo da Prosus, Fabricio Bloisi, em comunicado sobre o acordo.

“Aceleraremos o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente em nosso portfólio, juntamente com nossa expertise operacional e recursos avançados de inteligência artificial”, acrescentou.

A transação proposta foi aprovada pelo conselho de diretores da Despegar, que recomendou que os acionistas votassem a favor da transação proposta após a recomendação unânime de um comitê de transações.

LEIA MAIS: ‘A elite falhou ao longo da história’, diz vice-presidente do iFood

Mercado latino

A Despegar opera em mais de 19 mercados latino-americanos, atendendo clientes por meio de uma plataforma direta ao consumidor, mas também de uma área que oferece soluções de marca branca a parceiros como bancos, companhias aéreas e varejistas.

Fundada na Argentina em 1999, a companhia usa a marca Decolar no Brasil, seu maior mercado. Em 2023, registrou um total de 5,3 bilhões de dólares em reservas brutas e 706 milhões de dólares em receita, alcançando um resultado operacional medido pelo Ebitda de 116 milhões de dólares.

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação dos acionistas da Despegar e o recebimento das aprovações regulatórias necessárias.

Mais Vistos