Siga nossas redes

Negócios

‘A elite falhou ao longo da história’, diz vice-presidente do iFood

Barreto afirmou que o país foi “feito para meia dúzia de grupos”.

Para o vice-presidente de finanças do iFood, Diego Barreto, o país chegou onde chegou de uma forma “ruim e desigual”, porque a “elite falhou ao longo da história”. O executivo palestrou na 5ª edição do Fórum CEO, evento realizado pelo Experience Club, para mais de 300 presidentes de companhias.

“Muitos de vocês são executivos, vocês não têm o poder da elite ao longo da história, mas vocês têm o poder de influenciar a elite hoje, porque estão muito próximos dela, trabalhando com ela”.

Barreto citou as diversas dificuldades enfrentadas pelo país, como a burocracia que atinge de maneira desproporcional os empreendedores. “Quem é grande contrata consultoria para resolver, mas o cara que está na esquina com o seu negocinho não próspera”.

Ao falar sobre concentração de renda, a baixa competição do país no mercado externo e a ilógica de exportar produtos que depois são recomprados manufaturados, Barreto afirmou que o país foi “feito para que meia dúzia de grupos de cada cadeia de valor possa se manter para sempre estável”. Na visão do executivo, ao longo da história foi melhor deixar o Brasil assim, “porque o detentor de capital continua ganhando dinheiro”.

Em contrapartida, o executivo lembrou que o processo de globalização iniciado há 15 anos e as tecnologias têm ajudado a transformar esse cenário, por contribuirem para diminuir as barreiras de entrada e estimularem a competitividade. “Se alguém hoje criar um serviço baseado em tecnologia digital, de um dia para outro ela consegue oferecer esse serviço no Brasil”, falou Barreto ao lembrar da chegada do Uber no Brasil.

Nesse sentido, o executivo mencionou que as empresas precisam compreender que de uma hora para outro o nível de competitividade pode mudar e que o mundo não é mais baseado em cadeias de valor, mas sim em ecossistemas.

“A cadeia de valor não entrega mais um formato que as pessoas efetivamente consomem, não existe mais a lógica linear. Hoje é uma lógica de produtos, serviços e de solução. Você não quer só comprar uma geladeira, você quer que ela chegue no mesmo dia na sua casa”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.