Negócios

Ecopetrol e Petrobras descobrem depósito de gás que pode atender 80% da demanda da Colômbia

Petrobras tem participação de 44,4% no bloco Tayrona

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Unidade de armazenamento de gás natural (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

A Ecopetrol SA da Colômbia descobriu um depósito de gás natural offshore que poderia potencialmente produzir até 800 milhões de pés cúbicos de gás por dia, de acordo com o CEO Ricardo Roa.

A descoberta no poço Papayuela nas águas caribenhas do país está em estágios iniciais e pode levar de cinco a sete anos para se tornar produtiva, Roa disse a repórteres à margem de um evento de energia em Cartagena. Poderia atender 80% da demanda atual da Colômbia, ele acrescentou.

LEIA MAIS: De quanto petróleo o mundo realmente precisa? As projeções nunca foram tão divergentes

O poço está localizado no bloco Tayrona, disse Roa, recusando-se a fornecer informações adicionais.

A Petrobras, que detém participação de 44,44% no bloco Tayrona, divulgou na quinta-feira um comunicado sobre o depósito. Segundo o documento, o potencial de gás nas descobertas localizadas na Bacia de Guajira Offshore, na Colômbia, é de cerca de 6 trilhões de pés cúbicos.

Conforme o comunicado, “a Petrobras, por meio da Petrobras International Braspetro – Sucursal Colômbia, atua como operadora (44,44%) em consórcio formado em parceria com a Ecopetrol (55,56%)”. A viabilidade comercial da reserva ainda demandará novos estudos.

Em maio, o governo relatou que as reservas de gás da Colômbia fecharam 2023 em 2,4 trilhões de pés cúbicos, o equivalente a 6,1 anos de consumo. As reservas potenciais só em Uchuva-2, no bloco Tayrona, são equivalentes a 2,5 vezes as reservas atuais. 

Trata-se da maior descoberta de gás natural na Colômbia desde 1990.

O anúncio ocorre enquanto a Colômbia se prepara para uma escassez de gás natural que deve começar já no ano que vem. O presidente Gustavo Petro, que fez do combate às mudanças climáticas uma prioridade, se recusou a conceder licenças para explorar novos locais para perfurar, mesmo com as reservas murchando.

Na quinta-feira, a Ecopetrol disse que converteria o Oleoduto Central da Colômbia para transportar gás após um acordo com a Promigas SA. O oleoduto forneceria uma nova alternativa para enviar o combustível da costa caribenha do país para o interior.

Mais Vistos