Negócios
Empresa lança edição de cerveja com cinco rótulos antirracistas no Brasil
Edição especial é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
A Ball Corporation (B1LL34), líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, lançou uma edição especial da cerveja Wienbier 56 Black, em Puro Malte, que traz cinco rótulos com frases e artes antirracistas em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
“Minha cor não é pecado!” é uma das frases que constam nas embalagens. O design do rótulo foi desenvolvido pela Implicantes, a primeira cervejaria negra do país criada em 2018 pelo sommelier de cervejas e designer gráfico Diego Dias e por seu irmão Mestre Cervejeiro, Daniel Dias.
“É um desafio retratar, por meio da arte, o racismo estrutural de forma que atinja públicos diversos. Para alcançar este objetivo, a inspiração foi a cultura urbana de lambe-lambe. A Implicantes sempre priorizou questões socialmente sensíveis nacionais e internacionais, tanto nas artes dos rótulos, como com a participação em projetos com viés sociais”, comentou, em nota, Diego Dias.
Outras frases impressas nos rótulos são:
- “Me chama pelo meu nome!”, alertando sobre termos pejorativos e racistas ainda usados com frequência para desrespeitar a comunidade preta;
- “Eu faço com dedicação!”, denunciando sobre a expressão “nas coxas”;
- “Eu sou preto de alma linda!”, que também adverte pelo uso de “alma branca” e celebra a alma livre que transborda o caráter da comunidade preta;
- e “Meu cabelo é meu poder!”, enaltecendo os cachos, tranças e dreads e incriminando preconceitos em relação ao cabelo crespo.
De acordo com Suellen Moraes, Gerente de Diversidade e Inclusão da Ball América do Sul, em 2022 a empresa registrou 43% de diversidade racial em nossas contratações, reafirmando o compromisso de promover iniciativas para acelerar a jornada de equidade racial.
Parte do lucro das 20 mil unidades especiais será doado para o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).
Veja também
- Metas de diversidade: por que empresas estão cortando estes indicadores de seus relatórios?
- Executivos LGBTQ+ no comando de grandes empresas globais
- Mulheres perdem US$ 760 bilhões em salários não pagos no Japão
- Novo índice da B3 reúne 75 empresas que se destacam em diversidade
- CVM aprova nova regra de diversidade em conselhos e diretorias; veja o que muda