A fabricante de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical Eve anunciou nesta terça-feira (4) colaboração com o consórcio da PRS Aeroportos e a VertiMob no sandbox regulatório para vertiportos, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), projeto que terá 24 meses de duração.
“A Eve aplicará sua expertise como fabricante de eVTOL [sigla em inglês para “veículos elétricos de pouso e decolagem vertical”] para aprimorar as características das aeronaves e os requisitos de desempenho”, disse a Eve em comunicado à imprensa.
“A empresa compartilhará seu conhecimento sobre as melhores práticas operacionais, com base em sua experiência em tecnologia aeroespacial, incluindo verificações pré-voo e procedimentos padrão”, acrescentou a empresa, que é controlada pela Embraer.
A companhia afirmou que a iniciativa é passo fundamental para o estabelecimento de regulamentações operacionais para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical e disse estar “ativamente envolvida” na evolução das dinâmicas do mercado de mobilidade aérea avançada.
Fomento à inovação
A PRS Aeroportos é um consórcio formado pela concessionária do Aeroporto Campo de Marte, Pax Aeroportos SA, e pela operadora de vertiportos UrbanV SpA.
O sandbox regulatório, como é chamado o ambiente regulatório experimental, é um mecanismo que permite testar novos modelos de negócios, fomentando a inovação por meio da criação de um ambiente controlado, onde tecnologias inovadoras e suas aplicações podem ser testadas com flexibilização das regulamentações vigentes para o setor, segundo a Anac.