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Ficou sabendo? Twitter dissolve conselho de segurança; demissões no Goldman e mais

Banco elabora planos para eliminar pelo menos 400 posições de suas operações deficitárias de varejo bancário, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

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Twitter dissolve conselho de confiança e segurança

Após a demissão de vários membros, o Twitter (TWTR34) dissolveu seu conselho de confiança e segurança, um grupo de especialistas independentes que dava orientação sobre questões de moderação de conteúdo.

A plataforma, comprada recentemente por Elon Musk, criou o grupo consultivo em 2016 para ajudar a combater temas como exploração sexual infantil, discurso de ódio, assédio, autoagressão e outros problemas na rede social.

Na segunda-feira (12), membros do conselho receberam um e-mail do Twitter com um “obrigado” na linha do assunto, informando que o grupo seria dissolvido.

“À medida que o Twitter entra em uma nova fase, estamos reavaliando a melhor forma de trazer ‘insights’ externos para o nosso trabalho de desenvolvimento de produtos e políticas”, dizia o e-mail, de acordo com uma cópia vista pela Bloomberg News. “Como parte desse processo, decidimos que o ‘Trust and Safety Council’ não é a melhor estrutura para fazer isso.”

O Twitter acrescentou que o trabalho para tornar o aplicativo um “lugar seguro e informativo se moverá mais rápido e de forma mais agressiva do que nunca”, e que as ideias dos que faziam parte do conselho continuarão sendo bem-vindas “daqui para frente sobre como atingir esse objetivo”.

Desde que assumiu o Twitter em outubro, Musk reduziu a força de trabalho da empresa de forma radical, o que incluiu os responsáveis pela confiança e segurança da plataforma. A equipe dedicada a identificar e remover conteúdo sobre exploração sexual infantil foi dizimada pelas mudanças, apurou a Bloomberg no mês passado. Musk também tomou suas próprias decisões de conteúdo, como restabelecer contas de usuários que haviam sido suspensas anteriormente.

Na semana passada, três membros do conselho pediram demissão devido à preocupação sobre a capacidade da empresa de policiar a rede social em relação a conteúdo nocivo.

“Está claro pelas evidências de pesquisas que, ao contrário das afirmações de Elon Musk, a segurança e o bem-estar dos usuários do Twitter estão em declínio”, escreveram os ex-membros em comunicado compartilhado no Twitter.

Denton Howard, diretor executivo da INHOPE, uma organização sem fins lucrativos focada no combate a material de abuso sexual infantil online e membro do conselho, disse estar preocupado com o que a mudança significará para a segurança da plataforma.

“Estou triste com isso”, disse em entrevista. “Isso me diz que confiança e segurança não são uma prioridade para eles.”

Howard contou que vários dos “indivíduos muito comprometidos” com quem trabalhou ao longo dos anos já foram demitidos ou pediram demissão, e que não viu nenhum sinal de avanço na abordagem para a exploração sexual infantil na rede social, apesar das afirmações de Musk de que o tema é prioridade.

“É um pouco como dizer que ‘há algo atrás da cortina e não vou dizer o que é ou mostrar o que é’”, destacou. “Adoraria se ele tivesse inventado alguma fórmula mágica” que conseguiu escapar da percepção de todos, diz Howard, mas acrescentou que este não deve ser o caso.

O Twitter não respondeu de imediato a um pedido de comentário. 

Goldman eliminará centenas de empregos além de corte de rotina

A Goldman Sachs Group Inc. logo. Photographer: Daniel Acker/Bloomberg

O Goldman Sachs (GSGI34) pretende cortar pelo menos mais algumas centenas de empregos em busca de reestruturar seus negócios de consumo que enfrentam dificuldades e à medida que se prepara para uma economia incerta no próximo ano.

O banco elabora planos para eliminar pelo menos 400 posições de suas operações deficitárias de varejo bancário, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

O CEO David Solomon disse que está diminuindo as ambições da empresa para serviços bancários ao consumidor. Os cortes mais recentes mostram que a empresa está indo além de seu exercício anual de eliminar funcionários com baixo desempenho, que era o foco há apenas alguns meses atrás. O CEO também sinalizou recentemente que está revisando outras linhas de negócios para gerenciar o número de funcionários e limitar custos.

A empresa enfrenta uma pressão crescente nas despesas depois de gastar significativamente em tecnologia e integração de operações e, conforme prevêem os analistas, o lucro anual ajustado da empresa cairá 44%. O aumento dos custos da unidade consumidora, a desaceleração nas negociações e a queda nos preços dos ativos foram suficientes para consumir uma grande fatia do bônus da empresa neste ano.

“Continuamos vendo ventos contrários em nossas linhas de despesas, principalmente no curto prazo”, disse Solomon em uma conferência na semana passada. “Colocamos em ação certos planos de mitigação de despesas, mas levará algum tempo para perceber os benefícios. Por fim, permaneceremos ágeis e dimensionaremos a empresa para refletir o conjunto de oportunidades”.

Um porta-voz da empresa se recusou a comentar. Os planos ainda estão sendo finalizados, disse uma das pessoas, pedindo para não ser identificada discutindo deliberações internas.

Sob Solomon, a empresa sediada em Nova York se envolveu em aquisições para fortalecer as linhas de negócios fora de seu principal mecanismo de lucro em Wall Street para construir uma empresa mais diversificada. Isso contribuiu para um aumento no número de funcionários. A força de trabalho do banco ultrapassou 49.000 no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 34% desde o final de 2018. O banco não revela quantas pessoas trabalham nas operações de consumo.

Limitação de Empréstimos

O negócio de consumo interromperá a concessão de empréstimos nos próximos meses. Esses empréstimos não garantidos foram um dos sinais mais visíveis da saída do Goldman do atendimento à elite financeira. Isso deu à empresa uma amostra dos negócios na Main Street, como a cobrança de dívidas não pagas nos tribunais locais de todo o país.

O banco ainda está empenhado em aumentar seu outro produto de alta visibilidade – contas de poupança de alto rendimento que ajudaram a atrair depósitos de consumidores. Isso, no entanto, está desfavorecendo o lançamento beta de um produto de conta corrente que deveria ser lançado para o varejo de massa antes da reestruturação. Agora está sendo analisado se e como torná-lo operacional novamente para um público-alvo mais restrito.

O banco também está revisando seu braço de empréstimos a prestações, o GreenSky – um empreendimento que o Goldman terminou de adquirir em março. O espaço para tais empréstimos ficou saturado em um momento de crescente preocupação com a força da economia. Os investidores estavam indiferentes sobre o acordo quando foi anunciado e expressaram preocupação com o desempenho do negócio abaixo das projeções deste ano, disseram pessoas familiarizadas com a situação.

Embraer adia planos para avião turboélice

 A Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (13) que vai adiar o desenvolvimento de um avião turboélice que pretendia lançar em meados do próximo ano, citando dificuldades com fornecedores para viabilizar a aeronave.

A companhia, que não tem turboélices para transporte de passageiros, anunciou neste ano que divulgaria fornecedor do motor da nova aeronave neste quarto trimestre e que conversava com as fabricantes Pratt & Whitney e Rolls-Royce.

“A Embraer decidiu adiar a decisão de prosseguir com uma aeronave turboélice de próxima geração, mas trabalhará em estreita colaboração com fornecedores em potencial ao longo de 2023 para garantir os negócios que o programa exige”, disse a empresa em comunicado.

Questionada sobre o motivo do adiamento, a companhia afirmou que “as opções disponibilizadas por poucos fornecedores não alcançam” exigências cobradas por companhias aéreas. O segmento de turboélices é dominado pela europeia ATR, uma joint-venture entre Airbus e a italiana Leonardo.

A Embraer afirmou “que há uma forte demanda global por aeronaves turboélices de nova geração”, mas que conforme conversas com “diversas companhias aéreas”, o desenvolvimento do novo avião “só se tornará viável caso alcance metas em desempenho, manutenção e sustentabilidade”.

O turboélice que estava sendo estudado usaria o mesmo design dos jatos comerciais da companhia, com motores instalados na cauda, afirmou o vice-presidente de engenharia e tecnologia da companhia, Luís Carlos Affonso, em agosto do ano passado.

A aeronave seria capaz de transportar entre 70 e 90 passageiros. Affonso afirmou na ocasião que o consumo de combustível seria pelo menos 20% menor que o de jatos, além de ser mais silenciosa para os passageiros que os turboélices atuais que têm os motores instalados nas asas.

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