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Lucro da Target desaba 90% com menor demanda por itens discricionários

Varejistas dos EUA reduziram suas projeções de lucro nas últimas semanas, uma vez que consumidores pressionados pelos preços mais altos dos produtos em geral, de pasta de dente a gás, vêm cortando gastos com itens como vestuário e eletrônicos.

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A Target (TGTB34) divulgou nesta quarta-feira (17) uma queda de 90% no seu lucro trimestral e vendas comparáveis mais fracas que o previsto, à medida que uma política de descontos agressivos não conseguiu reverter o impacto da redução nos gastos de consumidores com bens discricionários.

Os varejistas dos Estados Unidos reduziram suas projeções de lucro nas últimas semanas, uma vez que consumidores pressionados pelos preços mais altos dos produtos em geral, de pasta de dente a gás, vêm cortando gastos com itens como vestuário e eletrônicos.

A Target, que depende mais de categorias discricionárias, foi mais impactada em comparação com varejistas como Walmart, que vendem uma porção maior de alimentos e outros itens essenciais do dia a dia.

A margem operacional da empresa caiu para 1,2% no segundo trimestre, de 9,8% um ano antes, devido aos custos relacionados a uma redução de mercadorias em excesso.

A varejista reiterou que voltará a uma taxa de margem operacional anual de cerca de 6%, mas disse que ainda está “cautelosa” na demanda por itens discricionários.

“A grande maioria dos custos para colocar nosso estoque onde queríamos ficou para atrás… estamos bem posicionados para ver um melhor desempenho de lucro na segunda metade do ano”, disse o diretor financeiro da Target, Michael Fiddelke, em uma teleconferência.

As vendas comparáveis ​​da Target subiram 2,6% no trimestre encerrado em 30 de julho, abaixo da estimativa média dos analistas de aumento de 3,3%, segundo dados compilados pelo IBES, da Refinitiv.

A empresa divulgou lucro de US$ 183 milhões, ou US$ 0,39 por ação, enquanto analistas esperavam lucro de US$ 0,72 por papel.

Mesmo com os agressivos descontos, o estoque subiu 1,6%, para US$ 15,3 bilhões, no final do trimestre em relação ao período imediatamente anterior. Os analistas estimavam uma queda de 21%.

O aumento no estoque se deve ao fato de a empresa ter acelerado as remessas com fornecedores de produtos para os períodos de volta às aulas e compras para o período de férias em um ambiente ainda “instável” da cadeia de suprimentos, disse o presidente-executivo da Target, Brian Cornell.

Loja da Target em Nova York 26/11/2021 REUTERS/Brendan McDermid

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