Negócios

Meta anuncia assistente de IA e óculos com transmissão via Facebook

Óculos inteligentes serão vendidos por US$ 299 a partir de 17 de outubro.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

O presidente-executivo da Meta Platforms (FBOK34), Mark Zuckerberg, lançou novos produtos de inteligência artificial (IA) para os consumidores, incluindo bots que criam imagens fotorrealistas e óculos inteligentes Ray-Ban que podem transmitir vídeos diretamente no Facebook, bem como uma atualização de seus óculos de realidade virtual.

Zuckerberg disse que os produtos não estão nos mundos reais e virtuais, e destacou que parte do que a Meta oferece é inteligência artificial gratuita ou de baixo custo que pode se integrar à vida diária.

Mark Zuckerberg anuncia novidades da Meta 27/09/2023 REUTERS/Carlos Barria

O Quest, da Meta, é o mais vendido no segmento crescente de realidade virtual, e executivos da empresa afirmaram que o produto tem o melhor custo-benefício do setor, um aceno ao próximo lançamento do headset da Apple, que é muito mais caro.

Zuckerberg disse que uma nova geração de óculos inteligentes Ray-Ban da Meta será vendida em 17 de outubro, ao preço de US$ 299.

O dispositivo incorporará um novo assistente de IA da Meta e será capaz de transmitir ao vivo o que um usuário estiver vendendo diretamente para o Facebook e Instagram, um avanço em relação à geração anterior, que era capaz de tirar fotografias.

Zuckerberg falou na conferência Meta Connect, o maior evento do ano da empresa de redes sociais, assim como sua primeira conferência presencial desde o início da pandemia.

Ele também disse que o mais recente fone de ouvido de realidade mista Quest entrega a ser vendido em 10 de outubro.

Zuckerberg ainda apresentou os primeiros produtos de IA generativa da empresa para o consumidor, incluindo o chatbot Meta AI que pode gerar respostas de texto e imagens fotorrealistas.

“Às vezes, inovamos ao lançar algo que nunca foi visto antes”, disse Zuckerberg. “Mas, às vezes, inovamos ao pegar algo incrível, porém super caro, e torná-lo acessível para todos ou até mesmo gratuito.”

A Meta criou o Meta AI usando um modelo personalizado baseado no Llama 2, um poderoso modelo de linguagem que a empresa lançou para uso comercial público em julho. O chatbot terá acesso a informações em tempo real por meio de uma parceria com o mecanismo de busca Bing, da Microsoft, disse Zuckerberg.

Em entrevista à Reuters, o presidente para Assuntos Globais da Meta, Nick Clegg, afirmou que a empresa tomou medidas para filtrar detalhes privados dos dados usados ​​para treinar o modelo, e também impôs restrições ao que a ferramenta poderia gerar, como a exclusão da criação de imagens realistas de figuras públicas.

“Tentamos excluir conjuntos de dados que contenham uma grande quantidade de informações pessoais”, disse Clegg, citando o LinkedIn como exemplo de site cujo conteúdo não foi utilizado intencionalmente.

Bots DE IA Personalizados

A Meta também está construindo uma plataforma que desenvolvedores e pessoas comuns podem usar para criar seus próprios bots de IA personalizados, que terão perfis no Instagram e no Facebook e eventualmente aparecerão como avatares no metaverso.

Para demonstrar as capacidades da ferramenta, a Meta criou um conjunto de 28 chatbots com personalidades diferentes, estilizados com vozes de celebridades como Charli D’Amelio, Snoop Dogg e Tom Brady, de acordo com um post no blog da empresa.

Zuckerberg também disse quarta-feira que os jogos nesta nuvem do Xbox chegarão ao Quest em dezembro.

A Meta anunciou o headset Quest 3 pela primeira vez no verão do Hemisfério Norte, época em que a Apple lançou seu próprio dispositivo, o Vision Pro, um produto de última geração com preço de US$ 3.500. 

Com preço a partir de US$ 500, o Quest 3 possui a mesma tecnologia de realidade mista que estreou no dispositivo Quest Pro, o mais caro da Meta, lançado no ano passado, que mostra aos usuários um feed de vídeo do mundo real ao seu redor .

Mais Vistos