Negócios
Netflix testa a primeira grande reformulação de seu aplicativo na TV em 10 anos
A empresa de streaming quer aumentar o tempo em que os telespectadores passam no aplicativo para ajudar a reter clientes e atrair assinantes
A Netflix (NFLX34) começou a lançar nesta quinta-feira (6) a primeira grande reformulação da versão de seu aplicativo para televisão em dez anos, testando mudanças desenhadas a ajudar os telespectadores a decidir mais rapidamente o que assistir.
A pioneira em streaming de vídeo quer aumentar o tempo em que os telespectadores passam no aplicativo para ajudar a reter clientes e atrair assinantes aos seus novos planos com suporte para publicidade, que são mais baratos.
Um estudo da empresa mostrou que os usuários estavam realizando o que Pat Flemming, executivo da Netflix, chamou de “ginástica ocular”, que é vasculhar por várias partes da tela inicial da Netflix na busca por um título que lhes interessasse.
Os olhos dos espectadores estavam indo do “nome da fila para os tópicos de hoje, para a arte da caixa, para o vídeo, de volta à sinopse”, disse Flemming, diretor sênior de produto para membros, em entrevista à Reuters.
“Nós realmente queríamos simplificar isso, tornar tudo mais intuitivo e fácil de navegar.”
As revisões na página inicial incluíram a ampliação dos cartazes de título, a reorganização das informações e o destaque para informações fáceis de ler, como um programa ou filme “passou 8 semanas no top 10”.
Um subconjunto dos quase 270 milhões de usuários da Netflix em todo o mundo verá o novo formato a partir desta quinta-feira. A empresa receberá feedback e possivelmente fará alterações antes de disponibiliza-lo de forma mais ampla.
A Netflix tem destacado o tempo de engajamento como uma métrica chave, afirmando aos investidores que esse é o “melhor indicador de satisfação do cliente”. A empresa deixará de divulgar regularmente o número de assinantes no próximo ano para mudar o foco de Wall Street.
Entre outras mudanças no aplicativo na TV, o botão do menu foi movido da esquerda para o topo da tela. Uma nova aba “Meu Netflix” foi adicionada, com programas ou filmes que o usuário começou a assistir ou salvou para ver mais tarde.
A Netflix continuará oferecendo sugestões personalizadas para cada usuário. Não haverá mudanças no algoritmo de recomendação como parte do redesenho, afirmou Flemming.
(Reportagem de Lisa Richwine)
Veja também
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Enel prepara plano de investimentos para buscar renovação de suas concessões no Brasil