Negócios

Produção da Vale indica que companhia irá atingir ou superar projeção para 2021

Estimativa de volume de produção de minério de ferro previsto para 2021 vai de 315 milhões a 335 milhões de toneladas.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Os resultados operacionais da Vale (VALE3) referentes ao segundo trimestre de 2021 indicam que companhia irá atingir ou superar o volume de produção de minério de ferro previsto para 2021, entre 315 milhões e 335 milhões de toneladas, de acordo com analistas.

A produção de minério de ferro, que somou 75,7 milhões de toneladas entre abril e junho, avançou 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas cresceram 23,2%, na mesma análise de comparação.

“Com os números reportados pela companhia, vislumbramos uma possível revisão de produção para este ano, com a Vale trazendo volumes acima do guidance (projeção), tomando a posição de líder no mercado global, tendo em vista problemas de produção de outros peers (pares) internacionais”, afirmou em relatório Gabriela Cortez Joubert, analista do Banco Inter.

A especialista acrescentou que o banco mantém as projeções de produção de 330 milhões de toneladas para este ano, com as vendas representando entre 87% e 89% do total. Gabriela frisou que o preço das commodities, especialmente o minério de ferro, deve se manter em patamares mais elevados do que os níveis esperados anteriormente “em razão dos possíveis choques de ofertas ainda em curso, bem como a forte demanda que se mantém nos mercados internacionais”.

Pedro Serra, Ilan Arbetman e Leo Monteiro, analistas da Ativa Corretora, por sua vez, informaram que o desempenho do Sistema Norte foi um dos principais motores no aumento da produção neste trimestre, que ficou muito próximo ao melhor cenário desenhado pela companhia para o ano em 335 milhões de toneladas.

Para a equipe da Ativa, o aumento na capacidade de produção é bastante positivo, já que o preço médio do minério de ferro se mantém persistentemente acima de US$ 200 por tonelada. Além disso, os analistas da corretora estimam que a mineradora deve apresentar bons resultados financeiros no próximo dia 28.

Leonardo Correa e Caio Greiner, analistas do BTG Pactual, também afirmaram em relatório que a companhia divulgou números “decentes” para o minério de ferro, dentro das expectativas do banco de investimento. “A Vale reportou números gerais de melhoria no segundo trimestre de 2021, com produção e vendas se recuperando de um trimestre sazonalmente fraco, mas também significativamente melhor em relação ao segundo trimestre de 2021”.

A equipe do BTG também mencionou que a mineradora está mantendo sua projeção de produção de minério de ferro para 2021 inalterada.

Veja outras informações sobre o que esperar dos resultados do balanço da Vale no segundo trimestre no Flash.

Veja também

Mais Vistos