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Quem é Andrea Menezes, nova CEO da Lojas Marisa

Investidora-anjo há mais de 10 anos, executiva atuou em instituições financeiras e conselhos de empresas com foco em ESG.

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A rede de varejo de moda Lojas Marisa (AMAR3) terá pela primeira vez uma mulher no topo de sua liderança. A companhia anunciou Andrea Menezes como nova presidente-executiva.

Ela ocupa o lugar de João Pinheiro Nogueira Batista – que havia assumido o posto em fevereiro de 2023, durante a primeira fase de reestruturação da empresa. Ele, por sua vez, havia substituído o então CEO, Adalberto Pereira dos Santos, que renunciou pouco antes, junto de outros diretores da companhia.

Andrea Menezes. Crédito: Divulgação

Segundo a varejista de moda, o novo comando marca o início de uma fase dedicada ao “reposicionamento comercial” da companhia.

Quem é Andrea Menezes

Menezes é membro independente do conselho de administração da varejista há cerca de 10 meses. Ela também é conselheira certificada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde atua nas comissões de startups e scale-ups e de governança em instituições financeiras.

Investidora-anjo há mais de 10 anos, ela é também conselheira independente da DEEPESG, startup que produz softwares que calculam impactos ESG com metodologias inovadoras. A executiva também atuou no conselho do Banco Fibra durante quatro anos, até maio de 2023.

Além de background no setor financeiro, onde atuou por cerca de 27 anos, ela também possui experiência em posições c-level de empresas, com foco em governança, ESG e inovação.

Menezes atuou por seis anos na função de CEO do Banco Standard de Investimentos S/A e Standard Bank, assim como no posto de conselheira de administração.

Mais cedo em sua carreira, ela passou pelos bancos JPMorgan, Banco Cargill, Merrill
Lynch e Lehman Brothers Brasil. A executiva possui MBA em ESG (IBMEC) e Relações Governamentais (FGV), além ser mestre em Ciências (Física) pela USP.

Arrumando a casa

A varejista de moda vem acumulando sucessivos trimestres de perdas financeiras. No terceiro trimestre de 2023, o prejuízo líquido chegou a R$ 196,4 milhões, quase o dobro do mesmo período do ano anterior.

Para tentar recuperar a capacidade de geração de caixa, colocou em pé no ano passado um plano de reestruturação, concluído em julho, que resultou no fechamento de 88 lojas físicas e renegociação com fornecedores.

O varejo de moda vem passando por uma série de desafios, em meio ao cenário de juros altos e à crescente concorrência com empresas de e-commerce estrangeiras.

Para 2024, a lojas Marisa anunciou anteriormente que estima uma receita bruta de R$ 2,3 bilhões a R$ 2,5 bilhões, com projeção baseada no reabastecimento de lojas, adequação de sortimento entre canais físico e digital, recuperação de receita mesmas lojas próximas ao patamar do ano de 2022 e manutenção da área de venda.

Em 12 meses, a ação AMAR3 acumulava desvalorização de 57% até o fechamento da última sexta-feira (2). Nesta segunda, o papel recuava cerca de 0,8%. A varejista divulga seus resultados do quarto trimestre no dia 14 de março.

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