Negócios

Reddit: quem é a rede social que quer entrar na Nyse?  

Líder no mercado de fóruns com atualmente 52 milhões de usuários diários, plataforma ainda é tímida perto de concorrentes como Facebook e X.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Com um modelo de negócios semelhante ao X (ex- Twitter), o Reddit, plataforma que funciona como espécie de fórum de discussões, tem ganhado maior relevância nos Estados Unidos, especialmente com a proximidade das eleições presidenciais.

Em fevereiro, a companhia registrou, junto ao órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos (SEC), pedido de abertura de capital na Bolsa de valores de Nova York (Nyse).  

Escritório da Reddit em Nova York. Crédito: Divulgação.

A companhia, que concentra 90% dos posts em inglês e com metade dos usuários ativos americanos, ainda apresenta números tímidos perto de gigantes do setor como Facebook e X, por exemplo.  

Matheus Popst, sócio da gestora de recursos independente Arbor Capital, que atua com companhias de tecnologia, calcula um total de 500 milhões em monthly active users (usuários mensais ativos) na rede. Para efeito de comparação, o número registrado pelo Facebook é de 4 bilhões.  

O gestor explica que, assim como outras redes sociais como Pinterest, o Reddit se tornou relevante na demanda que vem de sites de pesquisas, como o Google. 

“É cada vez mais comum as pessoas usarem a plataforma ao final de suas pesquisas. Se quer ver um review de um laptop por exemplo, o usuário busca o Reddit para ver se tem alguém comentando”, explica.  

Matheus Popst, sócio da gestora de recursos independente Arbor Capital

Ao mesmo tempo, segundo ele, metade dos usuários ativos do Reddit não têm uma conta na rede social. “São pessoas que entram via mecanismo de pesquisa, encontram o que quer e vão embora. Há um longo caminho para aumentar a receita por usuário e transformar usuários não logados em usuários logados”, diz.

Além disso, de acordo com Popst, a plataforma passou a focar na venda de propagandas somente em 2018, o que torna a receita média por usuário ainda baixa.

Nesse sentido, ele explica que ainda há um mercado cheio de oportunidades, isso porque o mercado global de advertising (publicidade) é gigantesco: US$ 889 bilhões – enquanto a receita anual da Meta, dona do Facebook, por exemplo, é de US$ 131 bilhões.

Ao mesmo tempo, Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, pondera que será desafiador para o Reddit ganhar mercado frente aos concorrentes.

“O desafio número 1 do Reddit é romper essa característica mais old school, sem perder a identidade. A empresa terá que fazer grandes investimentos para dinamizar a plataforma, o tipo de conteúdo e aplicar mais inteligência artificial”, explica.

Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação

Números e IPO

O Reddit, fundado em 2005, conseguiu diminuir seus prejuízos de US$ 158,5 milhões de 2022, para US$ 90,824 em 2023.  

A receita líquida somou US$ 804 bilhões, um avanço de 21%, se comparado aos US$ 666,7 do ano de 2022.

Segundo informações da agência Reuters, a plataforma busca ser avaliada em US$ 6,5 bilhões. A faixa de preço é estimada entre US$ 31 e US$ 34 por ação.

Para Arthur Igreja, a operação irá contribuir para o processo de crescimento da empresa. “Com o IPO, a empresa passa por uma mudança importante na governança e o mercado começa a ter um olhar mais apurado para onde deveria ir, por exemplo, além da disponibilidade de recursos para fazer mudanças”.

Crédito: Divulgação

Gianluca Di Mattina, especialista de investimento da Hike Capital, vê com bons olhos o investimento futuro na companhia. “Pode ser uma decisão atraente, com base em sua posição no mercado global de mídia social e seu potencial de crescimento, já que se encontra como uma líder no mercado de fóruns com atualmente 52 milhões de usuários diários”, diz.

Mattina alerta para a quebra de acordo da política do site pelo próprio CEO da companhia que, em 2023, decidiu ir contra os princípios da empresa (de ser totalmente livre) e banir todos os aplicativos alternativos para visualizar a plataforma. O objetivo é evitar o uso da rede social sem a visualização das propagandas.

“Em resposta, ouve um protesto organizado em quase todas as subcomunidades do Reddit. Vai fazer um ano que essa decisão foi feita e o Reddit mantém a posição inicial. Diferentemente do X que está em crise de usuários por ter feito medidas muito radicais, especialmente em acesso ao site sem abrir uma conta”, conclui.

Vale lembrar que a rede comprada por Elon Musk bloqueou acesso para usuários sem cadastro na rede social.

Mais Vistos