Negócios

Sabesp contrata ‘empréstimo verde’ de R$ 1,06 bi junto a órgão do Banco Mundial

O financiamento será direcionado para projetos de infraestrutura em Guarulhos relacionados ao programa Integra Tietê

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Uma instalação operada pela Sabesp, uma empresa estatal de tratamento de água e esgoto, em São Paulo, Brasil, na terça-feira, 12 de dezembro de 2023. A maior empresa de abastecimento de água da América Latina recebeu sinal verde para ser privatizada no próximo ano, em uma vitória para o governador de direita de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que se comprometeu a melhorar os serviços públicos. Fotógrafo: Victor Moriyama/Bloomberg

A Sabesp informou nesta terça-feira que assinou financiamento de R$ 1,06 bilhão junto a International Finance Corporation (IFC), entidade do Banco Mundial, para investir em programas de infraestrutura de saneamento básico.

O financiamento, caracterizado como um “Sustainability-Linked Loan”, será direcionado para projetos de infraestrutura em Guarulhos, na Grande São Paulo, relacionados ao programa Integra Tietê, que visa melhorar a qualidade da água do rio Tietê, e referentes ao Sistema de Esgotamento Sanitário Perus, conforme comunicado ao mercado.

Segundo ata da reunião do conselho de administração da Sabesp, datada de 11 de novembro, o prazo do financiamento é de 10 anos, com carência de até 24 meses.

LEIA MAIS: Sabesp cancela projeções de investimento para ‘realinhamento de políticas internas’

O juros será 100% do CDI, acrescido de “spread” de até 1,35% ao ano, a ser definido no momento da solicitação do desembolso, nos moldes de operação “back to back”. O spread poderá ser reduzido “caso seja observado o atingimento de metas de desenvolvimento sustentável a serem acordadas”, conforme ata.

Mais Vistos