Negócios
Stellantis negocia vender unidade turca em um novo teste antitruste
Em meio à crise, fábrica da montadora deve ir para a Tofas, empresa que fabrica carros e peças da FIat
As autoridades turcas negociam tentar reverter a decisão de impedir a venda do negócio local da Stellantis, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
A Autoridade de Concorrência da Turquia está reconsiderando sua decisão após conversas entre funcionários do governo e executivos que representam a Tofas, a empresa que deve assumir os negócios de distribuição de automóveis da Stellantis no país, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas por discutirem informações confidenciais.
As ações da Tofas subiram até 10%, para 216,9 liras em Istambul, o maior salto em quase três anos. A Koc Holding, que é proprietária da Tofas em uma parceria igualitária com a Stellantis, subiu até 4%.
A decisão antitruste foi uma etapa “provisória” e os futuros desenvolvimentos no processo de aprovação serão compartilhados com o público, disse a Tofas em resposta por e-mail a perguntas que buscavam comentários.
LEIA MAIS: Saída prematura de CEO aprofunda crise na Stellantis, dona da Fiat e Jeep
O impulso do Stellantis em países de custo mais baixo, como a Turquia, foi uma parte fundamental de sua estratégia sob o comando do ex-CEO Carlos Tavares, que deixou o cargo no domingo (1). Espera-se que o foco nos mercados emergentes de rápido crescimento – chamado de “terceiro motor” de crescimento de lucros da empresa, depois da América do Norte e da Europa – permaneça inalterado enquanto o grupo procura um novo líder.
Os órgãos reguladores rejeitaram o acordo, que foi avaliado em 400 milhões de euros (US$ 420 milhões) na época, citando compromissos insuficientes das duas partes para atender às preocupações regulatórias. A decisão negou à Tofas os direitos exclusivos de importação e distribuição das marcas Stellantis, como Peugeot, Citroen, Opel e DS Automobiles, na Turquia. A Tofas Turk Otomobil Fabrikasi AS, como a empresa é oficialmente conhecida, também fabrica carros Fiat e suas peças.
Não ficou imediatamente claro se as duas empresas ofereceram outras garantias para superar as preocupações do órgão antitruste. Nenhuma decisão final foi tomada, disseram as pessoas.
LEIA MAIS: CEOs estão ‘tomando uma invertida’ da política industrial imposta pelos governos
A Stellantis e a Tofas anunciaram o acordo no ano passado como parte de uma estratégia mais ampla para consolidar as operações na Turquia, um mercado importante para ambas as empresas. A Tofas, que fabrica sedãs e veículos comerciais leves em uma fábrica na província de Bursa, é de propriedade igualitária da Stellantis e do maior conglomerado da Turquia, a Koc Holding AS.
Esse acordo também foi definido para estender a produção da Tofas do carro de passageiros Tipo/Egea até 2025, ao mesmo tempo em que lhe concedeu direitos exclusivos para fabricar e distribuir o veículo comercial leve K0 da Stellantis, com produção prevista para começar em 2025.
Veja também
- BYD produzirá seus primeiros veículos brasileiros, híbridos-flex, a partir de março de 2025
- Saída prematura de CEO aprofunda crise na Stellantis, dona da Fiat e Jeep
- Bosch corta 5.500 empregos com o agravamento da crise no setor automotivo
- Evolução dos carros elétricos zero km desvaloriza os seminovos em mais de 50%
- China responde a tarifas da UE sobre BYD e montadoras de elétricos com ação na OMC