Negócios

Suzano avalia expansão nos EUA com compra de empresa da Kraft

Fabricante brasileira está ativamente buscando empresas de papel menores nos EUA, dizem fontes

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Pilhas de fardos de celulose

A Suzano avalia opções para uma expansão nos EUA que incluem a aquisição de um negócio de fabricação de papel de propriedade da holding do bilionário Robert Kraft, segundo apuração da Bloomberg com pessoas familiarizadas com o assunto.

A maior produtora de celulose do mundo avalia a Rand-Whitney, empresa de ativos de papel e embalagem controlados pela Kraft Group, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque as discussões são privadas.

Embora não esteja claro se a Suzano está considerando uma proposta, seu interesse nos ativos da Kraft ressalta que a gigante das commodities controlada pela bilionária família brasileira Feffer está ativamente procurando empresas de papel menores nos EUA, como uma alternativa à tentativa fracassada de comprar a International Paper no início deste ano.

Suzano e Kraft não comentaram.

LEIA MAIS: Suzano vê benefício em alta do dólar mesmo após prejuízo recorde

Diversificação de setor e de mercado

A Suzano domina a produção de polpa de madeira, uma matéria-prima essencial em lenços e papel para escrever, importada principalmente pela China, e está interessada em diversificar suas operações para o setor de embalagens, mais estável, e para a América do Norte.

No início deste ano, a empresa abordou a International Paper com uma oferta, mas recuou após não conseguir atrair a gigante de US$ 16,5 bilhões para negociações.

Os negócios de papel e embalagens controlados pelo Kraft Group — que também incluem a International Forest Products e a New-Indy Containerboard — se encaixariam em uma categoria de negócios menores que a Suzano agora está pronta para buscar, de acordo com as pessoas. As empresas, que operam fábricas de papel que abrangem a Carolina do Norte até Indiana e Nova Inglaterra, produzem e comercializam um total de 4 milhões de toneladas métricas de papel anualmente, de acordo com informações do site da holding.

LEIA MAIS: O ‘wake-up call’ do ex-CEO da Suzano para executivos

Uma aquisição nos EUA também pode significar uma estreia para a Suzano no segmento de embalagens de papelão ondulado. Os esforços de embalagem da empresa até agora têm se limitado a mercados menores, como papelão, que é o tipo mais usado em caixas de cereais.

O Kraft Group tem empresas em tudo, desde imóveis até esportes. Seu negócio de maior destaque é o New England Patriots, a franquia da NFL que ganhou seis Super Bowls nas últimas duas décadas, com Tom Brady como sua maior estrela.

Em junho, a Suzano concordou em comprar a fábrica Pine Bluff da Pactiv Evergreen no Arkansas como parte de um acordo de US$ 110 milhões. A aquisição criaria uma base a partir da qual a Suzano poderia se expandir “tanto organicamente quanto inorganicamente” nos EUA, disse o diretor financeiro Marcelo Feriozzi Bacci na época.

Mais Vistos