Negócios
Unidade de direção autônoma da Intel apresenta pedido para IPO nos EUA
Parte dos fundos serão usados para a construção de fábricas de chips da Intel, disse o presidente-executivo, Pat Gelsinger, em dezembro.
A Intel (ITLC34) informou nesta segunda-feira (07) que Mobileye apresentou pedido para uma oferta pública inicial de ações nos Estados Unidos, que poderia avaliar a unidade de carros autônomos da fabricante de chips em mais de US$ 50 bilhões.
A Intel não deu mais detalhes sobre a oferta, mas disse anteriormente que receberia a maior parte dos recursos levantados pela venda de ações. Parte dos fundos serão usados para a construção de fábricas de chips da Intel, disse o presidente-executivo, Pat Gelsinger, em dezembro.
A gigante de chips também manterá uma participação majoritária na Mobileye após o IPO, disse a companhia anteriormente.
A Mobileye, fundada em 1999, planeja construir seu próprio sensor “lidar”. A tecnologia usa lasers para desenhar um trajeto tridimensional que pode ser lido para guiar os veículos. Atualmente, a empresa está usando componentes lidar da Luminar Technologies.
A Mobileye, que tem como clientes BMW, Audi, Volkswagen, Nissan, Honda e General Motors, tem sido um ponto positivo para a Intel, que enfrenta forte concorrência no segmento de fabricação de chips das rivais Nvidia e Qualcomm.
Gelsinger está sob pressão de investidores ativistas para considerar a cisão das operações de chips da Intel, mas a empresa planeja investir bilhões para expandir sua capacidade de fabricação de chips nos Estados Unidos e aumentar sua participação no mercado.
Veja também
- ‘Efeito Sideways’ e as mudanças irracionais nos mercados
- Com IVAR, IGP-M pode ser substituído dos contratos de aluguel?
- ‘Entre ser mãe e CEO, disseram que teria que escolher’, diz criadora da B2Mamy
- O tombo de Petrobras; e mais: entenda os títulos de dívida da Ucrânia