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Vendas líquidas da Gafisa crescem 36% no 4º trimestre de 2022; ação dispara

Construtora divulgou prévia operacional do período, que mostrou R$ 1,070 bilhão em lançamentos, crescimento de 39% ante 2021.

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As vendas líquidas da Gafisa (GFSA3) atingiram R$ 268,9 milhões no 4º trimestre de 2022, um aumento de 36% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O dado faz parte da prévia de resultados operacionais do período divulgada nesta sexta-feira (20) pela companhia.

No dia, a ação da Gafisa fechou em alta de 12,14%, negociada a R$ 12,75.

De outubro a dezembro no ano passado, as vendas brutas da construtora atingiram R$ 337,4 milhões, aumentando 46% em comparação com o 4º trimestre. No ano, a empresa alcançou R$ 1,049 bilhão, representando um crescimento de 39% ante 2021.

A empresa informou que, no 4º trimestre de 2022, lançou o empreendimento Cidade
Jockey, na cidade de São Paulo, com valor geral de venda de R$ 340 milhões. Já no
ano, segundo comunicado da empresa ao mercado, foram seis empreendimentos lançados, sendo quatro na cidade de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro na cidade de
Niterói (RJ). Com isso, a Gafisa atingiu R$ 1,070 bilhão em lançamentos em 2022, sendo R$ 811 milhões, ou 76%, na cidade de São Paulo.

O estoque da construtora foi mantido em mesmos níveis, totalizando R$ 2,135 bilhões. Os empreendimentos de médio alto e alto padrão correspondem a 85% do VGV da Gafisa e atualmente, 98% do estoque está concentrado no RJ e SP.

Construção de prédios residenciais e comerciais no Setor Noroeste em Brasília. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Números do terceiro trimestre de 2022

A companhia encerrou o terceiro trimestre de 2022 com prejuízo líquido de R$ 49,4 milhões, após lucro de R$ 6,2 milhões no mesmo período de 2021.

Já a receita líquida da Gafisa atingiu R$ 351,6 milhões entre julho e setembro do ano passado, aumento de 111% ante um ano atrás.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado somou R$ 7,8 milhões no período, queda anual de 86%. A margem Ebitda, por sua vez, foi de 2,2%, ante 33,4% um ano antes.

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