Off Work

Empresa é obrigada a liberar funcionários para ver os jogos do Brasil na Copa?

Advogado explica que não existe uma previsão legal para a dispensa de empregados durante a partida.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Ao contrário de países com pouca tradição no futebol, os jogos da seleção brasileira em Copas do Mundo costumam ser vistos quase como “feriado nacional”. Bares costumam ficar cheios de torcedores e é comum que parentes e amigos combinem de se encontrar para assistir juntos às partidas. Diante disso, as empresas são obrigadas a liberar seus funcionários para acompanhar o campeonato?

Torcida da Copa do Mundo (Crédito: Adobe Stock)

Na Copa de 2022, os jogos do Brasil na fase de grupos vão acontecer em horário comercial, pelo fuso de Brasília. A seleção brasileira entrará em campo pela primeira vez no Lusail Stadium, contra a Sérvia, na quinta-feira (24), às 16h. Os outros jogos na 1ª fase serão contra Suíça e Camarões, no Stadium 974 e no Lusail Stadium, respectivamente.

Consultado pelo InvestNews, o advogado e mestre em direito do trabalho, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, explica que não existe uma previsão legal sobre a a dispensa do trabalhador em dias de jogo da Copa. Com isso, fica a cargo o patrão decidir se libera ou não o funcionário.

“Na verdade, é possível que ocorra a dispensa para futura compensação ou dispensa sem compensação futura por mera liberalidade do empregador (patrão), em razão da cultura do futebol no nosso país”, observa Guimarães.

Transmissão no escritório ou liberação

De acordo com uma pesquisa da plataforma de vagas de emprego Catho, 64% das companhias consultadas em todo o país transmitirão os jogos da Copa no escritório. Apesar da presença de telões, 47% dessas empresas afirmam que o atendimento ao cliente não irá parar durante as partidas.

Copa do Mundo (Crédito: Adobe Stock)

Entre as iniciativas focadas na Copa do Mundo, o tradicional bolão está entre os mais populares. Depois da transmissão dos jogos, a brincadeira aparece como segunda mais frequente, presente em 22% das empresas que realizarão  ações sobre o Mundial junto aos colaboradores.

Como grande parte dos respondentes da pesquisa da Catho já encontra-se no trabalho presencial, o método escolhido por 29% deles será a liberação uma hora antes do início da partida. 

Quem vai vencer a Copa de 2022?

Acertar quem vai vencer no futebol é uma das tarefas mais imprevisíveis. Mesmo assim, será possível saber as previsões das cinco fases da Copa do Mundo Catar 2022 (fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final) por meio das estatísticas realizadas pelo economista Samy Dana no projeto futscience.com na página especial da Copa do Mundo no InvestNews.

Com o uso de algoritmos, é possível calcular os resultados mais prováveis de cada jogo da Copa no Catar. Após o sorteio de times, as equipes que disputarão a fase de grupos da Copa do Mundo 2022 são incluídas nos cálculos, que consideram várias estatísticas.

101 curiosidades da Copa

Pela contagem regressiva iniciada nos 100 dias para o início da disputao IN$ publicou a cada dia um fato curioso associado ao Mundial, do 100º ao 1º, com uma curiosidade extra no dia da estreia. É possível conferir desde quem criou o campeonato até os países que já foram sede e os maiores campeões do torneio.

Mais Vistos