Siga nossas redes

Copa

Faltam 100 dias para a Copa do Mundo do Catar

Partida de estreia será entre as seleções do Catar e Equador no dia 20 de novembro. Essa é a primeira Copa do Mundo em um país do Oriente Médio.

Nesta sexta-feira (12), faltam exatos cem dias para o início da Copa do Mundo da Fifa de 2022, que será disputada pela primeira vez no Catar, um país árabe. O jogo de abertura entre o país anfitrião e o Equador vai ocorrer no dia 20 de novembro. O término da competição está previsto para o dia 18 de dezembro.

Pela primeira vez, o campeonato mundial será disputado entre os meses de novembro e dezembro. A mudança da data foi determinada pela Fifa devido às altas temperaturas de verão no Oriente Médio, que registram uma média acima de 40°C  em junho, mês em que tradicionalmente tem início o torneio.

O InvestNews preparou um especial com 101 curiosidades sobre a Copa do Mundo. Acompanhe diariamente em nosso site ou pelo TikTok.

Quando começa a Copa de 2022?

Inicialmente, a previsão é que a Copa do Catar tivesse início no dia 21 de novembro, mas a Fifa decidiu antecipar o dia da abertura do torneio para 20 de novembro, às 13h no horário de Brasília (19h no horário local), no estádio Al Bayt. A cerimônia de abertura será realizada no mesmo dia antes da partida de futebol.

A mudança ocorreu após pedido do Catar, já que a tabela inicial teria o jogo entre as seleções da Holanda e Senegal, do grupo A, antes da partida do Catar, que pertence ao mesmo grupo.

Com isso, a partida entre Senegal e Holanda, marcada para 13h (horário local) de 21 de novembro, deve começar mais no final do dia. Os jogos do Grupo B daquele dia, que também incluem Estados Unidos contra País de Gales, não seriam afetados. Confira o calendário dos jogos do Catar 2022.

Copa do Mundo 2022
Copa do Mundo 2022 Catar

Quem vai vencer a Copa de 2022?

Acertar quem vai vencer no futebol é uma das tarefas mais imprevisíveis. Mesmo assim, será possível saber as previsões das cinco fases da Copa do Mundo Catar 2022 (fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final) por meio das estatísticas realizadas pelo economista Samy Dana no projeto futscience.com na página especial da Copa do Mundo no InvestNews

Com o uso de algoritmos, é possível calcular os resultados mais prováveis de cada jogo da Copa no Catar. Após o sorteio de times, as equipes que disputarão a fase de grupos da Copa do Mundo 2022 são incluídas nos cálculos, que consideram várias estatísticas.

A metodologia usada por Samy Dana consiste em 1 milhão de possibilidades baseadas no desempenho das seleções nos últimos anos. Segundo o economista, os cálculos mostram aspectos pouco conhecidos do futebol e as estatísticas mostram o que faz de fato um time ganhar ou perder.

Crédito: Supremo Comitê da Copa do Mundo 2022/Divulgação

Qual a bola da Copa do Catar?

A Adidas lançou a Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo do Catar. O nome, em árabe, significa “A Jornada”.

Essa é a 14ª vez consecutiva, que a empresa alemã Adidas é escolhida para confeccionar a bola da Copa do Mundo.

Em 1978, na Copa da Argentina, foi a primeira vez que uma bola recebeu um nome especial e foi batizada de Tango. Desde então, os nomes das bolas estão relacionados à tradição e à história dos países sede.

Estádio Centenário em Montevidéu, no Uruguai, construído para sediar a Copa do Mundo de 1930. Crédito: Tatiana Santiago

Como surgiu a Copa do Mundo?

A história da Copa do Mundo começou com a fundação da FIFA (Federação Internacional de Futebol), em 1904. Depois de mobilizar diversos países para criar uma competição internacional, a primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai.

No entanto, isso não seria possível sem o interesse da população mundial pelo futebol. Logo, é importante entender como a popularização do esporte contribuiu para que surgissem diversos campeonatos que levam milhares de fãs aos estádios.

O francês Jules Rimet foi o responsável pela realização da primeira Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai. Rimet foi o terceiro presidente da FIFA e contribuiu para a mobilização de diversos países para disputarem o campeonato.

Taça da copa do mundo ao lado de uma bola de futebol

Quais foram as Copas do Mundo que o Brasil ganhou?

Ao longo de 21 competições, o Brasil ainda lidera o ranking como o maior vencedor da história da Copa do Mundo, como pentacampeão.

O time brasileiro levantou a taça nas Copas de:

  • 1958, na Suécia
  • 1962, no Chile
  • 1970, no México
  • 1994, nos Estados Unidos
  • 2002, na Coreia do Sul e Japão

Aliás, o Brasil é o país que mais participou do campeonato, garantindo presença em todas as edições até hoje. Pelé também foi o único jogador a ganhar três vezes uma Copa do Mundo.

Onde fica o Catar?

O Catar ou Qatar (em árabe) é o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo. Localizado na península arábica, tem Doha como sua capital.

Apesar de ter uma área territorial pequena, cerca da metade da área do estado de Alagoas, no nordeste brasileiro, o país é dependente da exploração de petróleo e gás natural.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.