Siga nossas redes

Geral

História da Copa do Mundo: como surgiu o campeonato?

Competições mundiais de futebol começaram nas Olimpíadas, mas a popularidade do esporte fez com que surgisse a Copa do Mundo.

Taça da copa do mundo ao lado de uma bola de futebol

Você sabia que a história da Copa do Mundo começou nas Olimpíadas? Pode soar estranho relacionar um evento ao outro, até porque o futebol faz parte do calendário dos Jogos Olímpicos. Mas foi essa conexão que permitiu que a copa conquistasse a importância que tem hoje.

A poucos meses de mais uma edição do mundial, que este ano será no Catar a partir de novembro, vale a pena relembrar a origem do evento que movimenta nações e muito dinheiro.

Confira:

Como começou a história da Copa do Mundo?

A história da Copa do Mundo começou com a fundação da FIFA (Federação Internacional de Futebol), em 1904. Depois de mobilizar diversos países para criar uma competição internacional, a primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai.

No entanto, isso não seria possível sem o interesse da população mundial pelo futebol. Logo, é importante entender como a popularização do esporte contribuiu para que surgissem diversos campeonatos que levam milhares de fãs aos estádios.

Como surgiu o futebol?

Segundo a própria FIFA, existem quatro versões antigas de práticas parecidas com esse esporte, mas que não há indícios de uma ligação direta com o futebol moderno.

Acredita-se que os jogos de bola eram praticados como passatempo, treinamento militar, interação social ou mesmo como parte de um ritual ou cerimônia. Os quatro jogos mais conhecidos eram:

  • Kemari: começou no Japão por volta de 720 a.C., em que os participantes jogavam com os pés e precisavam manter a bola no ar pelo máximo de tempo possível.
  • Mesoamérica: o nome faz referência à região onde ele começou: no México e em países da América Central. Há registros de que o esporte iniciou em 400 a.C. e o toque e passe da bola são feitos com os quadris.
  • Jogos de bola greco-romana: Os registros de jogos de bola na Grécia Antiga datam de 700 a.C. A cultura greco-romana contribuiu para o surgimento de uma variedade de jogos ao longo do tempo.
  • Cuju: originado na China há mais de 2 mil anos, ele era jogado com os pés de forma individual ou coletiva. O Cuju ganhou algumas versões devido à sua popularidade. Hoje, no entanto, ele é menos praticado.

O surgimento do futebol moderno

Os jogos de bola tiveram grande adesão ao longo do tempo em diferentes partes do mundo. O futebol moderno, com as regras que conhecemos atualmente, começou na Inglaterra, e se consolidou em 1863, quando a Football Association foi criada para garantir a regularização do esporte.

A fundação de uma associação possibilitou que o futebol tivesse regras, como tempo de duração e punições para que o esporte não fosse violento. Dessa forma, mais escolas permitiram a prática do esporte. 

Pouco tempo depois, em 1900, a modalidade passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, com apenas três equipes: França, Grã-Bretanha e Bélgica. O futebol era disputado como exibição e passou a ser modalidade olímpica somente em 1908

Quem criou a Copa do Mundo?

O francês Jules Rimet foi o responsável pela realização da primeira Copa do Mundo, no Uruguai. Rimet foi o terceiro presidente da FIFA e contribuiu para a mobilização de diversos países para disputarem o campeonato.

Para que a Copa do Mundo da FIFA ganhasse vida, houveram alguns anos de dedicação para organizar a competição e garantir adesão do público e das equipes de cada país.

Vale lembrar que a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) marcou o início dos anos 1900. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, que aconteceriam em 1916 em Berlim, na Alemanha, foram cancelados.

Com mais nações interessadas na Copa, as primeiras competições de futebol fizeram parte da Olimpíada seguinte, em 1920, na cidade de Antuérpia, na Bélgica. A disputa ainda continuou vinculada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por mais duas edições, de 1924 e 1926. 

A disputa tomou corpo e a FIFA se organizou para estruturá-la como um campeonato mundial, a cada quatro anos. 

A primeira Copa do Mundo FIFA

A primeira Copa do Mundo FIFA aconteceu em 1930. A escolha do Uruguai como sede se deu porque o país venceu as duas competições nos Jogos Olímpicos. O Uruguai foi também a primeira nação a ganhar a Copa do Mundo, vencendo a Argentina.

Na edição de estreia do campeonato, 13 países disputaram o torneio, incluindo o Brasil. A Inglaterra, berço do futebol moderno, não participou do evento, assim como outros países europeus, como Itália, Alemanha, Espanha e Holanda. 

Um pouco mais tarde, as edições da Copa de 1942 e 1946 foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial.

Durante alguns anos, a FIFA proibiu os jogos de futebol em Olimpíadas para que um evento não se destacasse mais do que o outro. Com o tempo, a entidade permitiu que participassem apenas jogadores amadores.

Desde 1996, os times de futebol em uma olimpíada são sub-23 e somente três jogadores por time acima dessa idade podem participar. A FIFA também discute realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, visando um fortalecimento econômico, o que pode gerar conflitos de calendário e audiência com as Olimpíadas.

Como surgiu a Copa do Mundo feminina?

A Copa do Mundo feminina aconteceu, pela primeira vez, em 1991, na China, com 12 times participantes, incluindo o Brasil. Para que esse campeonato se tornasse realidade, houve o Torneio Experimental de Futebol Feminino em 1988, com a vitória da Noruega. 

Em oito edições da Copa até hoje, somente quatro países conquistaram o título: Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão. Em 2023, a disputa será na Austrália e na Nova Zelândia e vai contar, pela primeira vez, com a participação de 32 equipes.

Quais foram as Copas do Mundo que o Brasil ganhou?

Ao longo de 21 competições, o Brasil ainda lidera o ranking como o maior vencedor da história da Copa do Mundo, como pentacampeão.

O time brasileiro levantou a taça nas Copas de:

  • 1958, na Suécia
  • 1962, no Chile
  • 1970, no México
  • 1994, nos Estados Unidos
  • 2002, na Coreia do Sul e Japão

Aliás, o Brasil é o país que mais participou do campeonato, garantindo presença em todas as edições até hoje. Pelé também foi o único jogador a ganhar três vezes uma Copa do Mundo. 

Será que a Copa do Mundo do Catar vai ser a casa para o Brasil conquistar o hexa? Confira aqui qual é a probabilidade do Brasil ganhar a Copa.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.