3 CONSELHOS AO USAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SEGUNDO BILL GATES

3 CONSELHOS AO USAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SEGUNDO BILL GATES

O fundador da Microsoft está empolgado com a chegada da inteligência artificial. Bill Gates divulgou uma carta aberta em que diz que seu contato com o Chat GPT foi a segunda demonstração de uma tecnologia que considerou revolucionária - a primeira foi a interface gráfica de utilizador, a partir da qual desenvolveria o Windows.

Na mesma carta, ele explica os benefícios que a IA poderá trazer para a sociedade. Porém, também apresenta dois riscos e dá três conselhos para lidar com a tecnologia.

O primeiro risco diz respeito ao mau uso da IA. "Como a maioria das invenções, a IA pode ser usada para propósitos bons ou malígnos". 

O segundo risco é de que a IA possa tornar-se independente dos humanos e buscar objetivos próprios. Porém, este parece mais distante. "IA não controla o mundo físico e não consegue estabelecer suas próprias metas", diz.

Ao ligar com a tecnologia, o cientista dá três conselhos:

1 - Buscar equilibrar os medos da IA com suas vantagens. "Nós vamos precisar de nos proteger contra os riscos e espalhar os benefícios para o máximo de pessoas possível", diz.

2 - O mercado não vai naturalmente produzir IA capaz de ajudar os mais pobres. Por isso, Bill Gates espera que os governos e filantropos garantam que a tecnologia trabalhe contra a desigualdade.

3 - Nós só estamos no começo das conquistas da IA. "As limitações que ela tem hoje desaparecerão antes do que imaginamos", escreve.

Para o especialista em inovação Arthur Igreja, o Chat GPT vai gerar uma guerra por produtividade. Entenda a informação no podcast Talk InvestNews

Arraste para cima