EMPRESAS DA BOLSA COM AÇÕES AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO RACIAL
3
De um universo 200 empresas de capital aberto que integram a base de dados da consultoria em finanças sustentáveis Sitawi, apenas três apresentaram ações afirmativas de inclusão racial nos últimos dois anos.
A seguir, veja quais apareceram no levantamento:
Em setembro de 2020, o Magazine Luiza anunciou seu primeiro programa de trainee exclusivo para candidatos negros.
O objetivo era desenvolver jovens profissionais para ocuparem cargos de liderança na companhia.
Apesar de sofrer ataques de parte da sociedade, o programa recebeu mais de 22 mil inscritos e foi considerado um sucesso pelo Magalu.
Um novo programa, nos mesmos moldes, já foi anunciado para 2022.
Em outubro de 2020, a Tim anunciou um acordo coletivo com federações sindicais para ampliar benefícios e políticas de diversidade para seus colaboradores negros, LGBQTI+ e com deficiência.
Na época, a companhia se comprometeu a:
- Promover um programa de estágio com grupos minoritários
- Oferecer apoio judicial para os colaboradores em casos de racismo ou discriminação praticados por clientes ou fornecedores
Em abril deste ano, o Mercado Livre anunciou a contratação de 2,5 mil profissionais negros até o final de 2021.
De 7,2 mil vagas de emprego, 35% serão voltadas para pessoas negras, com o intuito de rebalancear a diversidade da companhia.