EMPRESAS DA BOLSA COM AÇÕES AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO RACIAL

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De um universo 200 empresas de capital aberto que integram a base de dados da consultoria em finanças sustentáveis Sitawi, apenas três apresentaram ações afirmativas de inclusão racial nos últimos dois anos.  

A seguir, veja quais apareceram no levantamento:

Em setembro de 2020, o Magazine Luiza anunciou seu primeiro programa de trainee exclusivo para candidatos negros

O objetivo era desenvolver jovens profissionais para ocuparem cargos de liderança na companhia. 

Apesar de sofrer ataques de parte da sociedade, o programa recebeu mais de 22 mil inscritos e foi considerado um sucesso pelo Magalu.

Um novo programa, nos mesmos moldes, já foi anunciado para 2022.

Em outubro de 2020, a Tim anunciou um acordo coletivo com federações sindicais para ampliar benefícios e políticas de diversidade para seus colaboradores negros, LGBQTI+ e com deficiência.

Na época, a companhia se comprometeu a:

- Promover um programa de estágio com grupos minoritários 

- Oferecer apoio judicial para os colaboradores em casos de racismo ou discriminação praticados por clientes ou fornecedores 

Em abril deste ano, o Mercado Livre anunciou a contratação de 2,5 mil profissionais negros até o final de 2021. 

De 7,2 mil vagas de emprego, 35% serão voltadas para pessoas negras, com o intuito de rebalancear a diversidade da companhia.