5
A partir dos estudos de alguns dos melhores investidores nos últimos 30 anos, reunimos algumas de suas características em comum. As informações são do fundador da Suno Research, Tiago Reis
1
A matemática necessária não se distancia muito daquela básica do ensino médio. De acordo com Warren Buffet: “Não é preciso ser gênio. Investir não é um jogo no qual o sujeito com QI de 160 vence o outro com QI de 130. A racionalidade é essencial.”
2
Investidores fora da curva, capazes de encontrar barganhas na bolsa de valores têm como característica uma boa estimativa de valor das empresas por meio da ferramenta do valuation. Você somente é capaz de saber se as ações de uma empresa estão baratas ou caras se souber medir o valor real de determinada empresa.
3
Para fazer uma boa análise de uma empresa, um dos primeiros passos é entender como ela gera receita. Um investidor de sucesso deve ser capaz de identificar possíveis vantagens competitivas das empresas e como elas se comportam perante seus pares.
4
Nos investimentos, sempre comparamos uma ação a outra, ou um ativo a outro. O ato de investir é sempre ponderar entre diferentes opções e buscar a melhor. Neste sentido, uma das características essenciais de um investidor é conseguir comparar uma companhia com seus pares e buscar comparar as expectativas e a realidade do mercado.
5
Investir não é um ato determinístico, não se sabe quais serão os resultados. Assim, um investidor de sucesso deve ser capaz de pensar probabilisticamente, entendendo quais cenários são mais e menos prováveis e quais atitudes melhor se adequam a circunstâncias esperadas.