Siga nossas redes

Invista Melhor

10 características para ser um investidor de sucesso

Artigo sobre grandes investidores comenta as particularidades em comum que eles compartilham.

Publicado

em

Tiago Reis

Um dos jeitos mais fáceis de aprender algo é por meio dos erros e experiências dos outros. A partir da vida e das contribuições de grandes nomes da história, conseguimos avançar continuamente em todas as áreas do conhecimento. Como bem diria Isaac Newton: “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes.”

Isso vale para os investimentos. No último século diversos foram os investidores que obtiveram grande sucesso no mercado acionário. A partir dos ensinamentos destes investidores nos últimos 30 anos, Michael J. Mauboussin, Dan Callahan e Darius Majd escreveram um artigo chamado “Thirty Years Reflections on the Ten Attributes of Great Investors”, no qual é abordado algumas características comuns de grandes investidores, destacadas a seguir.

Para ser um grande investidor de sucesso

1. Seja matemático (e entenda contabilidade)

Nos investimentos, a matemática requerida em grande parte não se distancia muito de uma matemática básica do ensino médio. O essencial para um investidor de sucesso não é ser um gênio, mas ter uma filosofia de longo prazo e um bom psicológico.

De acordo com Warren Buffet: “Não é preciso ser gênio. Investir não é um jogo no qual o sujeito com QI de 160 vence o outro com QI de 130. A racionalidade é essencial.”

Apesar de não ser necessário ser um gênio da matemática para vencer nos investimentos, todos grandes investidores sabiam ao menos o básico de contabilidade e leitura de balanços. Essas são características para todo investidor que deseja investir em ações e analisar empresas.

2. Entender o valor de um ativo

Investidores fora da curva que são capazes de encontrar barganhas na bolsa de valores tem como característica uma boa estimativa de valor das empresas por meio da ferramenta do Valuation. Você somente é capaz de saber se as ações de uma empresa estão baratas ou caras se você souber medir o valor real de determinada empresa.

3. Entender como uma empresa faz dinheiro

Para fazer uma boa análise de uma empresa, um dos primeiros passos é entender como ela gera receita, como ela faz dinheiro.

Por exemplo, podemos pensar no processo de um analista para analisar uma varejista, algumas de suas perguntas poderiam ser: “quanto custa para repor e manter seu estoque?”, “quanto de receita a varejista gerará?”, “quais são as margens?” e outras perguntas necessárias para entender a empresa.

Um bom analista, acima de tudo, é curioso e busca entender nos detalhes as empresas e ações que está analisando. Além de todos esses fatores, um investidor de sucesso deve ser capaz de identificar possíveis vantagens competitivas das empresas e como elas se comportam perante seus pares.

4. Comparar de forma eficaz

Nós não investimos no vácuo. Uma empresa não é barata ou cara em um vazio, é boa ou ruim em termos absolutos.

Nos investimentos sempre comparamos uma ação a outra, ou um ativo a outro ativo, o ato de investir é sempre ponderar entre diferentes opções e buscar a melhor. Neste sentido, uma das características essenciais de um investidor é conseguir comparar uma companhia com seus pares e buscar comparar as expectativas e a realidade do mercado.

5. Pense de forma probabilística

Investir é um ato que envolve possibilidades futuras, dado que uma ação ou ativo terão valorizações ou desvalorizações a depender de inúmeras variáveis no decorrer do tempo.

Neste sentido, investir não é um ato determinístico, não se sabe quais serão os resultados. Assim, um investidor de sucesso deve ser capaz de pensar probabilisticamente, entendendo quais cenários são mais e menos prováveis e quais atitudes melhor adequam as circunstâncias esperadas.

6. Atualize suas visões corretamente

Com o tempo, atualize suas visões e revise suas teses de investimentos. Não proteja as ações e teses de investimento de sua carteira como um tesouro, mas sim busque debater e colocar a prova suas ideias.

7. Tome cuidado com vieses cognitivos

Por mais que sejamos seres racionais, muitas vezes nossa mente nos prega peças. Assim tome cuidado com os vieses que possam atrapalhar o ato de investir.

Pense sempre de forma analítica e nunca emocional. Se levar por inveja, ganância, medo ou qualquer sentimento irracional é uma receita para erros e fracassos dentro dos investimentos.

8. Identifique a diferença entre informação e influência

Você deve ser capaz de diferenciar a informação de que você está errado em uma determinada tese de investimento da influência que muitas vezes o mercado acionário pode pregar em um investidor.

“O mercado de ações é uma grande distração para o negócio de investimentos” – John Bogle.

É necessário saber diferenciar quando você deve se desapegar de uma tese porque as premissas e fundamentos de determinada empresa foram entendidas de forma errada, do que quando o mercado acionário prega peças no investidor levando determinada ação a ter queda em seus preços, sem uma piora dos fundamentos por trás da empresa.

Não é porque uma ação está caindo que seus fundamentos estão se deteriorando e nem porque uma ação está subindo que seus fundamentos estão melhorando. Saiba se diferenciar da multidão, muitas vezes a multidão se distancia da realidade e isto reflete nos preços das ações, saiba aproveitar desses momentos para ser fiel a suas teses e fazer grandes lucros.

9. Cuidado com o tamanho de suas posições

Um bom investidor deve buscar ter posições com tamanhos adequados. Você não deve pôr todas suas fichas em uma tese só. Deve-se ponderar e diversificar entre diversos ativos para que apenas uma tese errada não destrua de forma relevante seu patrimônio.

10. Leia muito

Para quase todas as profissões e esferas da nossa vida está dica é válida. Busque sempre ler muito, pois por meio dos livros você aprende com as maiores mentes do mundo, alavancando fortemente seu conhecimento.

Os dez ensinamentos citados acima podem ajudar muito um investidor dos dias atuais a tomar melhores decisões por meio do aprendizado com lendários nomes que deixaram importantes legados nos investimentos.

*A Suno é uma casa de análise especializada em conteúdo sobre investimentos e educação financeira para o pequeno investidor pessoa física.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Investir em Ações é ainda mais fácil com taxa de corretagem ZERO! Aproveite agora

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.