QUALIDADES DE INVESTIDORES DE SUCESSO

5

A partir dos estudos de alguns dos melhores investidores nos últimos 30 anos, reunimos algumas de suas características em comum. As informações são do fundador da Suno Research, Tiago Reis

SEJA MATEMÁTICO E ENTENDA DE CONTABILIDADE

1

A matemática necessária não se distancia muito daquela básica do ensino médio. De acordo com Warren Buffet: “Não é preciso ser gênio. Investir não é um jogo no qual o sujeito com QI de 160 vence o outro com QI de 130. A racionalidade é essencial.”

2

ENTENDA O VALOR DE UM ATIVO

Investidores fora da curva, capazes de encontrar barganhas na bolsa de valores têm como característica uma boa estimativa de valor das empresas por meio da ferramenta do valuation. Você somente é capaz de saber se as ações de uma empresa estão baratas ou caras se souber medir o valor real de determinada empresa.

ENTENDA COMO UMA EMPRESA FAZ DINHEIRO

3

Para fazer uma boa análise de uma empresa, um dos primeiros passos é entender como ela gera receita. Um investidor de sucesso deve ser capaz de identificar possíveis vantagens competitivas das empresas e como elas se comportam perante seus pares. 

COMPARE DE FORMA EFICAZ

4

Nos investimentos, sempre comparamos uma ação a outra, ou um ativo a outro. O ato de investir é sempre ponderar entre diferentes opções e buscar a melhor. Neste sentido, uma das características essenciais de um investidor é conseguir comparar uma companhia com seus pares e buscar comparar as expectativas e a realidade do mercado. 

PENSE DE FORMA PROBABILÍSTICA

5

Investir não é um ato determinístico, não se sabe quais serão os resultados. Assim, um investidor de sucesso deve ser capaz de pensar probabilisticamente, entendendo quais cenários são mais e menos prováveis e quais atitudes melhor se adequam a circunstâncias esperadas.