COMO FICAM OS INVESTIMENTOS COM A SELIC EM 5,25%?

O Comitê de Política Monetária (Copom) definiu um novo aumento na taxa básica de juros. Agora, a Selic fica definida em 5,25% ao ano.

E como a mudança afeta os investimentos?

Com a projeção do Boletim Focus de uma inflação de 4,47%, o rendimento real da poupança segue negativo nos próximos meses. A perda projetada para quem coloca o dinheiro na caderneta é de 0,76% no ano.

Na renda fixa, os especialistas consultados pelo InvestNews acreditam que a melhor opção de investimento com a Selic em 5,25% ao ano são os títulos pós-fixados atrelados a indexadores como CDI ou a própria Selic.

Por unanimidade, os especialistas aconselham fugir dos títulos prefixados, aqueles que oferecem uma remuneração fixa até o vencimento do título.

Sobre a renda variável, os analistas comentam que a bolsa brasileira vive hoje um bom momento. Embora a renda fixa tire um pouco a atratividade da bolsa, esta perda não deve ser muito expressiva.

Lá, você confere também as tabelas com o cálculo do retorno dos principais indexadores da renda fixa, já descontada a inflação projetada e o Imposto de Renda.