DICAS PARA ECONOMIZAR DINHEIRO EM 2021

Contribuições da planejadora financeira Beatriz Teixeira, da economista-chefe da REAG Simone Pasianotto, e do consultor financeiro Paulo Bittencourt.

5

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

 Utilize uma planilha de gastos mensais para observar suas despesas e cortar os gastos desnecessários como Ifood e Uber em excesso. 

1

Se você não tiver um bom controle das despesas, é recomendável evitar o uso do cartão de crédito. Evite consumir mais do que ganha.

CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO

2

REVEJA ASSINATURAS DE STREAMING

Reveja assinaturas de TV a cabo e streaming. Ao longo do tempo, os planos são atualizados e você pode sair em desvantagem. Aproveite o período de teste (gratuito) das plataformas.

3

ECONOMIZE NAS CONTAS DE ÁGUA E LUZ

Com o home office, as contas tendem a aumentar. Aproveitar a iluminação natural, usar filtro de linha, tomar banhos a duas pessoas e ter cuidado com  o uso da geladeira pode ajudar a economizar cerca de R$ 720 por ano.

4

REPENSE SUA ALIMENTAÇÃO

Organizar a geladeira e a despensa, fazer uma lista de compras antes de ir ao mercado e evitar desperdícios, são práticas que diminuirão o valor dos gastos, pois assim você comprará somente o necessário.

5