INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: QUE MUDANÇAS BILL GATES ACREDITA QUE VIRÃO?

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: QUE MUDANÇAS BILL GATES ACREDITA QUE VIRÃO?

O fundador da Microsoft publicou uma carta aberta em sete páginas com sua visão sobre a inteligência artificial (IA). Para Bill Gates, a invenção é tão fundamental quanto à "criação do microprocessador, do computador pessoal, da internet e do telefone móvel".

A carta vem a público após o lançamento do Chat GPT 4.0 pela Open AI, que recebe investimentos da Microsoft, além do Bard, concorrente do Google.

Há anos trabalhando com filantropia, Gates organizou suas expectativas em relação a IA a partir de três eixos:

1 - Produtividade

O bilionário acredita que a IA será um agente pessoal, capaz de aumentar a produtividade em diversos trabalhos. Segundo ele, algumas empresas podem até contar com "agentes" capazes de conhecer e atender todas as áreas de uma mesma companhia.

2 - Saúde

Bill Gates afirma que a inteligência artificial pode chegar a locais onde a assistência médica é mais difícil. Ali, poderá ajudar na triagem de quais casos de fato necessitam de hospital. A IA poderá ainda acelerar as descobertas médicas a partir de grandes bases de dados.

 3 - Educação

A IA "saberá seus interesses e estilo de aprendizagem, de modo a produzir conteúdo que te mantenha engajado", afirma Gates. O cientista acredita que a relação entre professor e aluno continuará a ser essencial, porém com o auxílio desta nova parceira de estudos.

O especialista em inovação e tecnologia Arthur Igreja também analisou a inteligência artificial no podcast Talk InvestNews

Arraste e confira