VENDA BILIONÁRIA DE APPLE WATCH: É O FIM DOS RELÓGIOS SUÍÇOS?

Os relógios inteligentes da Apple venderam em um único trimestre mais do que toda a indústria suíça de relógios em um ano.

Será que os smartwatches vão destruir uma indústria que é dominada pela Suiça há séculos?

A preocupação não é recente. O lançamento do Apple Watch em 2015 já foi marcado por análises de que se abria uma crise existencial para as fabricantes tradicionais de relógios.

Porém, segundo uma análise do banco de investimentos Morgan Stanley, a indústria suiça não precisa mais se preocupar.

Apesar do volume de vendas de relógios inteligentes ainda superar em muito a indústria suíça, esse número começou a cair pela primeira vez.

As vendas de smartwatches caíram 17% no quarto trimestre de 2022, frente ao mesmo período do ano anterior. Contabilizando apenas as unidades da Apple, a queda foi de 16%.

Além disso, houve um redirecionamento de várias fabricantes suíças na última década, com foco em produtos luxuosos, cujos preços compensam a queda nas vendas.

O Morgan Stanley espera um crescimento de um milhão de unidades vendidas de relógios suíços, sobretudo da Swatch Group’s MoonSwatch - colaboração das marcas Omega e Swatch.