Americanos invadem a Europa neste verão. Veja como fugir das multidões
A expectativa é que Reino Unido, Itália, França e onde quer que Taylor Swift esteja se apresentando receba mais turistas que o normal
Quem vai para a Europa neste verão? Você e todo mundo.
Este ano tem tudo para ser um recorde para o turismo americano no Velho Mundo. Os primeiros cinco meses registraram quase 7% mais viagens de cidadãos americanos para a Europa em comparação com 2023, de acordo com dados de tráfego aéreo da Administração de Comércio Exterior (International Trade Administration – ITA).
As multidões continuam viajando com o início oficial do verão agora. Os principais destinos entre EUA e Europa nesta temporada são Londres, Roma, Paris, Atenas e Amsterdã, de acordo com dados de venda de passagens da Airlines Reporting Corp.
A etapa europeia da turnê Eras de Taylor Swift e os Jogos Olímpicos de Paris deram motivos extras para os viajantes americanos. E as companhias aéreas adicionaram dezenas de voos sem escalas, já que os viajantes estão priorizando as férias no exterior.
Executivos e consultores de viagens deram as seguintes dicas para economizar dinheiro e evitar dor de cabeça neste verão:
Esqueça a espontaneidade
Para combater o fluxo de visitantes, grandes atrações como o museu do Louvre estabeleceram limites diários de visitantes. Veneza cobra uma taxa de cinco euros para turistas de um dia em determinados dias até 14 de julho, e a Acrópole de Atenas agora exige que os visitantes comprem bilhetes com horários de entrada pré-determinados.
Quem não planeja com antecedência pode acabar não vendo essas atrações, diz Nora Blum, vice-presidente da Travel Leaders em Maple Grove, em Minnesota. “As pessoas adoram pensar que querem ser livres e se deixar levar”, mas isso é desaconselhável, diz ela.
Ao comprar com antecedência, Blum sugere procurar ingressos sem fila para atrações populares. Eles custam mais, mas poupam tempo.
Não desista caso as maiores atrações estejam esgotadas. Em vez disso, verifique se há promoções da cidade. Na Espanha, os passes para o Alhambra, em Granada, se esgotam rapidamente. Mas a cidade vende um passe turístico que garante a entrada em alguns dos monumentos mais populares, além do uso do transporte público.
Barcelona, Roma e a ilha grega de Santorini estão entre os destinos com portos de cruzeiros populares. Há listas das chegadas programadas de cruzeiros e do número de passageiros a bordo. Verificar a programação, mesmo que você não esteja em um cruzeiro, pode ajudá-lo a planejar seu dia para evitar longas esperas e grandes multidões, diz Margi Arnold, proprietária da Creative Travel Adventures em Denver.
LEIA MAIS: Por que os americanos estão comendo um ingrediente de protetor solar em suas pizzas congeladas?
Ela sugere acordar cedo para visitar as atrações mais populares ou viajar para áreas de maior dificuldade de acesso durante os passeios de um dia.
Reservas para jantares geralmente fazem sentido em cidades turísticas lotadas, especialmente para famílias ou grupos maiores. Alguns viajantes veteranos recomendam usar o WhatsApp, já que muitos restaurantes utilizam o aplicativo de mensagens para reservas.
Se prepare para inconveniências
É comum que trabalhadores ferroviários e aeroportuários façam greve. Essas ações são anunciadas com antecedência, então os consultores de viagens sugerem verificar os horários com antecedência para ver como você pode ser afetado.
Independentemente de greves, atrasos podem ocorrer devido ao controle de tráfego aéreo, clima ou outros problemas de agendamento. Antes de partir, baixe aplicativos relevantes para voos e trens e inscreva-se para receber alertas, para que as alterações de horário não o peguem desprevenido.
É difícil poupar tempo nos aeroportos internacionais, já que as opções para uma verificação de segurança acelerada são limitadas. Os viajantes podem reservar um horário para passar pela segurança em seis aeroportos internacionais através do gratuito Clear Reserve. O Heathrow, em Londres, e o Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, são alguns dos que aceitam reservas.
E informe-se sobre as regras para líquidos. O Heathrow exige que os viajantes retirem os frascos com líquidos e os coloquem em sacos transparentes e com fecho, fornecidos no posto de controle.
Quando você retornar aos EUA, tente usar o controle de passaporte no celular, aplicativo gratuito que permite acelerar a entrada no país. Os agentes de viagens também recomendam tirar fotos do seu passaporte caso você o perca.
Tenha em mente o calor
A Europa enfrenta mais um verão escaldante. Verifique se sua hospedagem tem ar-condicionado — não é o padrão em muitas regiões, diz Arnold, a agente de viagens.
É preciso também levar garrafas de água e planejar pausas em locais fechados durante os períodos mais quentes do dia, diz ela.
LEIA MAIS: Mudanças climáticas começam a afetar as coisas boas da vida
Verifique seu seguro de saúde
Medicare e Medicaid não cobrem contas médicas internacionais. Alguns seguros privados também não cobrem todas as despesas.
Antes de partir, verifique sua apólice e considere comprar um seguro de saúde de viagem para evitar cobranças caras em uma emergência médica.
Traga o cartão de crédito certo
Viaje com um cartão de crédito que não cobre taxas de transações internacionais. Muitos cartões podem adicionar cobranças de 3% ou 4% por transação.
Nem todos os fornecedores aceitam American Express, embora esteja se tornando mais disponível na Europa.
Considere as Olimpíadas
Não é tarde demais para ir assistir às Olimpíadas de Paris, embora não seja necessariamente algo barato. Cerca de 30% dos quartos de hotel em Paris ainda estão disponíveis, de acordo com o Hotels.com, com a diária média de US$ 455 durante as Olimpíadas. Em Paris, as diárias disponíveis para aluguéis de curto prazo estão, em média, US$ 481 por noite durante esse período, de acordo com a AirDNA, empresa de pesquisa de mercado.
Todas as quintas-feiras, novos ingressos para eventos olímpicos começam a ser vendidos às 10h00 no horário local — sim, às quatro da manhã na Costa Leste — como parte de uma promoção chamada Ticketing Thursday. Há também revenda de ingressos oficiais.
Escreva para Allison Pohle em [email protected]
traduzido do inglês por investnews