Economia
Ficou Sabendo? Procon notifica Prevent Senior; Selic em 9,75% e filme do Eike
Prevent Senior precisará comprovar que os pacientes foram alertados sobre os riscos do tratamento experimental e autorizaram participar.
Procon-SP notifica Prevent Senior por Kit covid
O Procon-SP notificou nesta sexta-feira (17) a operadora de saúde Prevent Senior solicitando explicações sobre denúncias de aplicação de tratamento experimental em pacientes e ocultação de informações de mortes em estudos para testar eficácia do kit covid. O tratamento experimental inclui uso de medicamentos como cloroquina, ivermectina, azitromicina e sessões de ozonioterapia.
A empresa deverá comprovar que os pacientes ou os seus responsáveis legais foram alertados sobre os riscos e autorizaram fazer parte do estudo e tratamento.
As autoridades sanitárias também precisarão ser notificadas pelo Prevent Senior, apresentando números de pessoas que foram submetidas ao tratamento e mortes durante o estudo, além da causa dos óbitos. O prazo é de sete dias, a partir da segunda-feira (20) para responder os questionamentos.
Eike Batista ganha cinebiografia
Eike Batista terá sua vida adaptada para as telas. O empresário, que recorre em liberdade de condenações por crimes contra o mercado, terá um filme baseado em sua biografia escrita pela jornalista Malu Gaspar.
Eike chegou a ser considerado o sétimo homem mais rico do mundo.
Credit Suisse projeta Selic em 9,75% em 2022
A taxa Selic deve chegar a 9,75% em 2022, projetou o Credit Suisse nesta sexta-feira (17), também elevando suas estimativas para a alta dos preços ao consumidor neste ano e no próximo e alertando para processo “muito difícil” de desinflação adiante.
O credor suíço espera que o Banco Central anuncie quatro altas consecutivas de 1 ponto percentual na taxa básica de juros e uma elevação final de 0,5 ponto ao longo das próximas reuniões de política monetária, de forma que a Selic encerre 2021 em 8,25% e 2022 em 9,75%.
Em agosto, o banco projetava taxa terminal de 8,25% tanto para 2021 quanto para 2022. Atualmente, a Selic está em 5,25% ao ano.
“Temos comentado sobre o quão desafiador tem sido o cenário inflacionário, mas ainda estamos surpresos com a forte aceleração da inflação” disse o Credit Suisse em relatório assinado por Solange Srour (economista-chefe do banco no Brasil) e Lucas Vilela (economista). “Acreditamos que a autoridade monetária precisará elevar ainda mais os juros básicos à medida que o ambiente inflacionário piora.”
Segundo o relatório, o índice de surpresa inflacionária do Credit Suisse para o Brasil atingiu uma nova máxima recorde em agosto, em alta de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Dados do IBGE divulgados na semana passada mostraram que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve em agosto a maior alta para o mês em 21 anos.
No ano de 2021 como um todo, o Credit Suisse revisou para cima sua estimativa para a alta do IPCA, a 8,5%, contra 8,1% anteriormente, citando preços mais altos de alimentos e gasolina, avanço na inflação industrial e ajustes mais elevados em serviços específicos.
Também houve acréscimo na previsão para o ano que vem, com o banco de investimento passando a projetar avanço de 5,2% do IPCA, ante taxa de 5,0% estimada anteriormente.
De acordo com o relatório, o processo de desinflação entre 2021 e 2022 implícito na expectativa média do mercado será “muito difícil” de alcançar, uma vez que requer possível combinação de juros reais bem mais altos, ampliação do hiato do produto e apreciação da taxa de câmbio – o que segundo o Credit não está na cartilha do mercado.
*Com informações da Reuters
Veja também
- EspaçoLaser: por que a companhia ganhou fama de ‘Smart Fit da depilação’
- 7 dicas de como ganhar dinheiro na internet (em dólar)
- Vale abaixo dos R$ 90; o que fazer agora?
- Decreto aumenta IOF para bancar gastos com Bolsa Família