Finanças
Aluguel de FIIs: vale a pena investir?
A modalidade funciona nas mesmas características do empréstimo – ou aluguel – de ações.
Vivemos na era do compartilhamento. De transporte por aplicativo, bikes, airbnb, carros. O aluguel parou de ser o patinho feio, como visto por gerações anteriores, e passou a ser uma forma mais consciente de viver e inclusive, de inteligência financeira. Mas e o aluguel de investimentos?
Aluguel de Fundos imobiliários
Tem aluguel de ações, o que não é uma novidade. E tem o aluguel de FIIs, os fundos imobiliários, o que sim, é uma novidade de pouco mais de seis meses. A modalidade funciona nas mesmas características do empréstimo – ou aluguel – de ações. Um investidor com uma cota de fundo imobiliário, pode, dependendo da cota, fazer a locação dela para um terceiro.
O detentor da cota é chamado de doador. Já quem aluga é chamado de tomador.
Na prática, quando se faz aluguel de fundos imobiliários, o tomador está investindo na queda do valor da cota. Assim, ele aluga, paga a rentabilidade, vende a cota e recompra posteriormente. Se vende mais caro e recompra mais barato, ele tem ganhos e devolve a cota ao doador.
No Cafeína desta segunda-feira (21), Samy Dana e Dony De Nuccio explicam tudo sobre a modalidade. Clique aqui para acessar a matéria na íntegra feita por Fabiana Ortega.
Veja também:
• Anitta e Nubank anunciam entrada da cantora no conselho do banco digital.
• Investimento de Warren Buffett no Nubank afeta os Bancões?
• Comprar ou alugar imóvel? Descubra qual é a melhor opção.
• Planejamento Financeiro: Dicas de como montar um do zero!