Finanças

Direcional, Tenda e JHSF fecham em alta após divulgação de prévias do 4º tri

Empresas do setor de construção e incorporação reportaram números animadores no período.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

As empresas do setor de construção se destacaram no pregão desta quinta-feira (20) em meio à divulgação de dados operacionais do quarto trimestre de 2021. A maior alta ficou por conta das ações da Direcional, seguidas dos papéis de Tenda e JHSF.

Mas as ações do Banco Inter foram as que mais se valorizaram, se levado em conta o principal indicador da B3, o Ibovespa.

Em compensação, o Grupo Carrefour e a gigante de papel e celulose Suzano registraram as principais baixas do índice.

Com grande peso no Ibovespa, os papéis da mineradora Vale caíram, enquanto os da petroleira estatal Petrobras avançaram.

A Dotz, que avançava no início do pregão em meio à divulgação de dados de receita de usuários, virou e encerrou em queda. Confira os destaques registrados no dia:

Banco Inter

Os papéis do Banco Inter (BIDI11) subiram 13,16%, para R$ 25,46, em dia positivo para as empresas que atuam no mercado interno.

Vale e Petrobras

O papel preferencial da Petrobras (PETR4) terminou o dia em alta de 0,73%, para R$ 31,72. Já a Vale (VALE3), que avançou mais de 2% no pregão da véspera, caiu 1,70%, para R$ 86,71.

Carrefour e Suzano

A ação do Grupo Carrefour (CRFB3) cedeu 2,59%, para R$ 14,65, enquanto a produtora de papel e celulose Suzano (SUZB3) caiu 2,30%, para R$ 60,40, ambas no topo das quedas do Ibovespa.

JHSF

A JHSF (JHSF3), que atua com empreendimentos de alta renda, teve ganhos de 4,44%, para R$ 5,17. A companhia registrou vendas contratadas de R$ 340,2 milhões no quarto trimestre para seu negócio de incorporação, queda de 10,1% ante o mesmo período do ano anterior. No ano, as vendas cresceram 28,9% frente a 2020, para cerca de R$ 1,6 bilhão.

Em relatório, a equipe de research da Levante Investimentos destacou que, embora a companhia tenha registrado queda nas vendas relacionadas à incorporação, no segmento de shoppings, a empresa apresentou números bastante positivos, com vendas nas mesmas lojas (SSS) crescendo cerca de 30% e aluguel em mesmas lojas avançando em 34%, em relação aos níveis reportados pré- pandemia (2019).

Direcional

Fora do Ibovespa, a Direcional (DIRR3) emplacou alta de 8,15%, para R$ 12,07, após registrar uma alta de 28% nas vendas líquidas no quarto trimestre, ante o mesmo intervalo do ano passado, e atingir um valor geral de vendas (VGV) de R$ 668 milhões.

Em relatório, a equipe de research da Levante Investimentos destacou a performance da Riva, subsidiária da companhia com foco em médio e alto padrão, que apresentou um expressivo crescimento de 153% nas vendas no mesmo período de análise.

Tenda

A construtora Tenda (TEND3) terminou o dia em alta de 7,35%, para R$ 15,91. A empresa lançou 17 empreendimentos no quarto trimestre de 2021, que somaram R$ 836 milhões, queda de 6% no comparativo anual. Por outro lado, no acumulado de 2021, o valor geral de vendas (VGV) totalizou R$ 3,1 bilhões, aumento de 15% na comparação anual. Já as vendas líquidas totalizaram R$ 781 milhões no quarto trimestre de 2021, queda de 2% no comparativo anual.

Na visão de Gustavo Cambauva e Elvis Credendio, analistas do BTG Pactual, os números operacionais do quarto trimestre não tiveram, em sua maioria, intercorrências e ficaram em linha com as projeções da casa de análise. “Dito isso, acreditamos que as suaves transferências para bancos (“repasses”) podem levar a uma impressão fraca do FCF (Fluxo de Caixa de Financiamentos) no trimestre”, explicou a dupla.

Além disso, os analistas afirmaram que o cenário de curto prazo para incorporadoras de baixa renda é difícil, com “altos custos de construção e espaço limitado para aumentos de preços de venda, provavelmente significando margens pressionadas por um tempo”.

Dotz

A plataforma de programa de fidelidade Dotz (DOTZ3) reverteu a alta de mais cedo e recuou 3,67%, para R$ 2,89, após a companhia anunciar dados operacionais do quarto trimestre. A plataforma informou crescimento de 47% no ARPU (receita média por usuários) ante o mesmo intervalo de 2020, atingindo R$ 31. “Essa evolução é resultado de nossa estratégia de alavancar o cross-sell (venda de produtos adicionais para um mesmo cliente) em nossa base de consumidores”, disse a empresa em relatório. A empresa também revelou que a conta digital Dotz atingiu 2,5 milhões de downloads e 995 mil cadastros, representando um crescimento de 4 vezes e 2 vezes, respectivamente, em relação ao quarto trimestre de 2020.

Veja também

Mais Vistos