Finanças
Contrato futuro de IPCA atinge recorde de negociação na B3
Houve aumento de 87% no volume negociado em junho, frente ao mesmo mês de 2021.
O contrato futuro de cupom de IPCA (negociado na B3 com a sigla DAP) registrou recorde de negociação em junho, com média de 40 mil contratos por dia (ADV). Segundo a B3, houve um aumento de 87% em relação à média de 2021, de 21,5 mil contratos. Saiba mais sobre o mercado futuro.
O DAP funciona como uma proteção contra flutuações da taxa de juro real no Brasil. O cupom de IPCA é a taxa de juro real, calculada pela diferença entre a média dos depósitos interfinanceiros de um dia (DI) e a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).
Mais de 120 instituições negociaram este tipo de contrato em junho, elevando a quantidade de contratos em aberto para mais de 1,2 milhão e o ADV no ano para 34,1 mil contratos, o que representa crescimento de 59% em relação à média de 2021.
Em junho, foram negociados R$ 113 bilhões em DAP, média de R$ 5,4 bilhões negociados por dia apenas neste produto, segundo a B3.
Por nota, Felipe Gonçalves, superintendente de produtos de juros da B3, declarou que o maior interesse pelo DAP pode ser explicado pela alta volatilidade da taxa de juros. “Diante de um cenário de incerteza, o DAP se mostrou um dos principais produtos no mercado para hedge de títulos públicos e privados, troca de indexadores e posições direcionais em inflação”.
O DAP foi criado para permitir a investidores institucionais (como fundos) eliminar riscos na venda dos papeis e trocar a exposição a papéis sem a necessidade de pagar spread com as compras e vendas de títulos públicos.
Veja também
- Efeitos da estiagem sobre energia e alimentos pressionam IPCA em setembro
- Brasil registra primeira deflação do ano em agosto, queda de 0,02% no IPCA, aponta IBGE
- Inflação anual do Brasil supera todas as previsões, sustentando altas taxas de juros
- IPCA desacelera mais que o esperado em junho com alimentos e serviços, mas taxa em 12 meses supera 4%
- IPCA sobe 0,46% em maio, intensificado pelas enchentes no RS