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FIFA lançando NFTs: mais uma gigante se rendeu às criptos

O principal órgão regulador do futebol está prestes a lançar NFTs com os melhores momentos da história do futebol.

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ARTIGO*

Apesar de ter 118 anos de história, a FIFA está longe de ser “gagá” e ignorar constantes inovações. Não à toa, a Federação Internacional de Futebol, uma das maiores entidades que existe, anunciou que lançará, em breve, uma coleção de NFTs (tokens não-fungíveis).

Adotando uma estratégia de marketing — obviamente — bem assertiva, a FIFA escolheu os holofotes globais em cima do evento da Copa do Mundo, no Qatar, para impulsionar o lançamento da coleção de NFTs “FIFA + Collect”, que deverá acontecer ainda em setembro.

A novidade trata de ativos colecionáveis únicos de arte e imagens da Copa do Mundo e da Copa do Mundo Feminina do qual, segundo o diretor de negócios da FIFA, Romy Gaide, tem o objetivo de democratizar a capacidade de possuir uma parte dos eventos futebolísticos para si eternamente.

Fazendo jus à ideia de democratização, a FIFA escolheu o blockchain da algorand (ALGO), uma alternativa bem mais barata e acessível do que o ethereum (ETH), seu principal concorrente, para executar seus NFTs.

Imagem de divulgação do FIFA+, plataforma que terá o FIFA+Collect (Foto: Divulgação)

Em geral, esses NFTs são ativos que permitirão que os amantes do futebol possuam “momentos no tempo históricos das Copas do Mundo”, como os gols, defesas, e comemorações inesquecíveis, e os negociem — se assim desejar — com pessoas do mundo todo.

Também é válido ressaltar que, como se ajuda para visibilidade e credibilidade dos ativos digitais não fosse o bastante, a federação também informou que a coleção estará disponível em todos os dispositivos web e móveis em três línguas distintas — inglês, francês e espanhol —, pretendendo adicionar outros idiomas em seguida.

Informação banal? Não mesmo, pois todos os esforços e infraestrutura que a FIFA está oferecendo, incluindo conhecimento à população sobre tokens não-fungíveis, facilita e dissemina ainda mais a tecnologia das criptomoedas para o mundo.

FIFA + NFT importa, e muito

Muito mais do que o futebol, a Copa do Mundo também é um momento especial para o varejo e a economia. Direta ou indiretamente, o maior evento de futebol mundial movimenta um volume gigante de capital financeiro.

Ademais, os hábitos de compra estão passando por grandes transformações. O consumidor aprendeu a utilizar canais web para comprar, tendência que também serve para os produtos digitais relacionados ao evento esportivo.

A Copa do Mundo é um grande evento festivo que faz com que as pessoas, em escala global, consumam mais do que em outras datas mesmo sem notar — e é aqui que os ativos digitais da entidade podem se beneficiar.

NFT é a moda (nada) passageira

Estamos apenas no começo dessa nova jornada digital, e as aplicações possíveis para essa nova tecnologia ainda estão sendo experimentadas, com resultados diversos.

Contudo, os NFTs são como a internet em termos de evolução: revolucionou — e continua revolucionando — a vida de gerações, mas foi extremamente banalizada e reduzida a insignificante no começo. 

Deixando o preconceito e investimentos de lado, analisando a tecnologia em si, há um universo novo que está sendo criado, com potencial de multiplicar exponencialmente o valor de marcas, ao mesmo tempo em que empodera os usuários.

Gostando ou não, a coleção da FIFA, no mínimo, vai gerar interesse para a tecnologia, onde muitos podem comprar um NFT por simples curiosidade ou até mesmo para eternizar o seu nome no evento — e não só “comprar parte de uma história”.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

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