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Lucro da Marfrig cai 44,5% no 4º tri com operações de compra de ações da BRF

No ano passado, a Marfrig intensificou compras de ações da BRF e atingiu a participação de 33,25%, tornando-se a principal acionista na gigante de aves e suínos.

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 A Marfrig (MRFG3) informou na terça-feira que teve lucro líquido de R$ 650 milhões no quarto trimestre, queda de 44,5% ante igual período de 2020, pressionada pelas operações de compra de ativos da BRF.

Segundo a Marfrig, houve efeito negativo de R$ 1,176 bilhão “da marcação a mercado do investimento em ações da BRF e o crescimento no juro”, pois a empresa elevou sua dívida em moeda local, influenciada pelo aumento da Selic.

“O lucro seria R$ 1,7 bilhão se não fosse a marcação a mercado das ações de BRF”, disse a jornalistas o vice-presidente de finanças e relações com investidores da empresa, Tang David.

No ano passado, a Marfrig intensificou compras de ações da BRF e atingiu a participação de 33,25%, tornando-se a principal acionista na gigante de aves e suínos.

Por outro lado, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou R$ 4,18 bilhões no trimestre, com salto de 98,3% no ano a ano.

A operação América do Norte, representada pela National Beef, respondeu pela maior parte do Ebitda, com US$ 714 milhões (R$ 3,9 bilhões de reais), e margem de 22,3%, um salto de 141% ante mesmo período de 2020.

Segundo a companhia, a performance os EUA deveu-se sobretudo à maior oferta de animais e à alta no preço de venda de carne.

No ano passado, a demanda por carne bovina do mercado americano atingiu o piso desde 2009, disse a Marfrig com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

“Para 2022, vamos ter uma margem de Ebitda de 2 digitos, mas menor que em 2021… na casa mais baixa dos 2 digitos”, disse Tim Klein, presidente da operação América do Norte da Marfrig.

Apesar dos efeitos da pandemia, a operação América do Sul da empresa gerou receita líquida recorde de R$ 6 bilhões no quarto trimestre, alta de 7,6% ano a ano.

“No Brasil, a queda no consumo de carne bovina, a menor oferta de matéria-prima e a interrupção das exportações para a China geraram impactos no setor”, disse a empresa.

No entanto, o presidente da operação sul-americana, Miguel Gularte, disse que os chineses autorizaram a entrada de lotes produzidos antes de um embargo ocorrido em setembro, e seguiram ativos nas compras no fim do ano e nos primeiros meses de 2022.

“Houve um excelente consumo de festas deles (chineses)”, disse Gularte, citando fatores que também contribuíram para impulsionar o preço médio da proteína exportada.

A Marfrig disse que teve em 2021 seu melhor resultado, com recordes de receita líquida, lucro, Ebitda e fluxo de caixa.

Neste cenário, a companhia propôs pagar 383 milhões de reais em dividendos adicionais, somando 2,17 bilhões de reais em proventos, que correspondem a 58% do lucro líquido acumulado.

Projeções

“Começamos 2022 em situação bem mais favorável que em 2021, com oferta de gado e os preços praticados bem melhores”, disse.

Ele acrescentou que o preço da arroba tem se mantido relativamente estável e a China, principal compradora no exterior, se mantém ativa.

Com relação à guerra na Ucrânia, os executivos disseram que não é esperado impacto significativo para operações da empresa, visto que não há exportação forte de carne para os russos.

“Um fator que não aconteceu, mas não me surpreenderia se ocorrer, é o aumento da demanda por enlatados, que normalmente ocorre em cenários de guerra”, disse o CEO para América do Sul.

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