Negócios
Neoenergia vê interessados em sua fatia na concessionária de Belo Monte, diz CEO
Companhia detém uma fatia de 10% na Norte Energia.
A Neoenergia (NEOE3) está avançando com a venda de sua participação na Norte Energia, concessionária da usina hidrelétrica Belo Monte, e vê “alguns interessados” no processo, disse o CEO da elétrica, Mario Ruiz-Tagle, nesta quarta-feira (27).
“Estamos avançando nesse projeto, com alguns interessados, temos algumas questões regulatórias que atingem a Norte Energia que estamos acompanhando, principalmente tudo que se refere ao hidrograma que vai ser aplicado para a geração da usina”, disse, durante teleconferência de resultados.
A Neoenergia detém uma fatia de 10% na Norte Energia. Além da empresa, também são sócios da concessionária a Cemig, a Eletrobras, a J.Malucelli Energia, as autoprodutoras Aliança Energia (uma empresa com participação da Vale e Cemig) e Sinobras e entidades de previdência complementar Petros e Funcef.
A companhia já tinha intenção de alienar o ativo desde o IPO, em 2019, e no início deste ano decidiu prosseguir com “análises e providências” para determinar as condições para a alienação de sua fatia na concessionária.
Ainda na teleconferência, o executivo afirmou que a companhia não está avaliando a potencial venda da distribuidora Celg-D pela italiana Enel, conforme adiantado pela Reuters.
Em transmissão, a companhia está estudando participar do próximo leilão de transmissão de energia, que ocorrerá em meados deste ano, mas não indicou quais lotes teria interesse.
Segundo o executivo, a alta dos custos associados aos projetos de transmissão pode afastar alguns players da disputa, reduzindo a competitividade e possivelmente melhorando a expectativa de rentabilidade de alguns projetos que serão leiloados.
Ainda segundo Ruiz-Tagle, a Neoenergia está avaliando revisar sua política de dividendos, para torná-la mais aderente ao nível de alavancagem da companhia.
Veja também
- Qual é o papel do investidor nas práticas ESG?
- Reserva de valor ou ativo de risco? O desempenho das criptomoedas na guerra
- A nova ordem mundial das empresas: salve o mundo e ganhe dinheiro
- Uber, 99 ou táxi: qual sai mais barato em São Paulo e no Rio? Veja simulações
- História da Copa do Mundo: como surgiu o campeonato?
- Balanços do 1° trimestre de 2022: veja o calendário completo