Negócios

Nubank atrai US$ 400 milhões em nova rodada de investimento

A captação coloca o banco digital como uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

O Nubank, maior banco digital independente do mundo, anunciou nesta quinta-feira (28) ter atraído uma nova rodada de investimentos de US$ 400 milhões. Essa captação, chamada de Série G, coloca o banco digital como uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina.  

A rodada foi liderada por um grupo de investidores globais, como GIC, Whale Rock e Invesco. A captação também contou com a participação de investidores de rodadas anteriores, como Sequoia, Tencent, Dragoneer e Ribbit.  Com ela, o Nubank já levantou mais de US$ 1,2 bilhão ao longo dos últimos sete anos.

Segundo o banco digital, o capital desta nova rodada vai permitir que a empresa continue ampliando a oferta de produtos no Brasil e, sobretudo, manter o ritmo acelerado de sua expansão internacional. “Como o fluxo de caixa da operação brasileira é positivo desde 2018, o valor captado irá principalmente apoiar a expansão no México e Colômbia“, diz o Nubank.  

“O Nubank nasceu de uma convicção de que as pessoas mereciam serviços financeiros mais transparentes e eficientes. E que pudessem ter o controle, de fato, de seu dinheiro e futuro financeiro. Criamos o Nubank quase oito anos atrás, numa pequena casa em São Paulo, e temos libertado milhões de pessoas da complexidade financeira, por meio de tecnologia e de um serviço centrado no cliente, com atendimento humano”, explica David Vélez, CEO e fundador do Nubank.

Crescimento e inclusão financeira

Desde a Série F, em julho de 2019, a empresa triplicou sua base de clientes, passando de 12 para 34 milhões de pessoas.

Além disso, desde o último aporte, o Nubank realizou três aquisições: Easynvest, corretora digital de investimentos com mais de 1,5 milhão de clientes; Cognitect, empresa de tecnologia norte-americana; e Plataformatec, consultoria de tecnologia especializada em metodologia ágil.

Veja também:

Com o aplicativo mais baixado em todo o mundo entre os bancos digitais, em 2019, o Nubank também ganhou espaço no Pix. As chaves registradas no Nubank equivalem a cerca de 25% (um quarto) do total cadastrado em todo o País. 

Internacionalmente, o Nubank já é um dos seis maiores emissores de novos cartões de crédito do México, onde mais de 1 milhão de pessoas se registraram para ter um cartão. Na Colômbia, em quatro meses após o lançamento, a lista de inscritos do cartão de crédito já tem 200 mil pedidos. 

No Brasil, o cartão de crédito sem taxas é usado hoje por cerca de 20 milhões de pessoas, e a conta digital gratuita por 30 milhões de clientes.

“A indústria de banco digital e fintech tem tido uma das curvas-S mais longas e atraentes do mercado e o Nubank é uma das empresas que melhor tem atuado no setor em todo o mundo. Estamos animados em apoiá-los nesta expansão como líderes do setor de banco digital”, afirma Alex Sacerdote, fundador e gestor de portfólio na Whale Rock Capital Management. 

O sócio-gerente global da Sequoia Doug Leone, afirma que, ao longo dos anos, o Nubank demonstrou ter uma impressionante habilidade para executar planos ambiciosos, com flexibilidade para se adaptar caso necessário e sem perder a sua cultura e seu foco no cliente.

“Nós fizemos o primeiro investimento no Nubank quando era apenas um fundador com uma ideia e agora estamos entusiasmados em continuar nesta jornada pelos próximos anos”, diz Leone. A empresa de capital participou de todas as rodadas de investimento captadas pelo Nubank, inclusive na rodada de capital-semente em 2013. 

Mais Vistos