Siga nossas redes

Finanças

Nubank lidera ranking de cadastros de chaves do PIX

Com 8 milhões de registros, fintech recebeu mais que o dobro de chaves do Bradesco, que ficou em quarto lugar na lista.

Logo do PIX em tela de celular

Mais de 33 milhões de chaves já foram cadastradas no PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, segundo levantamento divulgado pelo órgão. Deste total, o Nubank foi a instituição financeira que mais recebeu cadastros, superando 8 milhões. O lançamento do sistema está previsto para o dia 16 de novembro.

LEIA MAIS: 5 coisas que vão mudar na sua vida depois do PIX

Em segundo lugar no ranking do BC, aparece o MercadoPago com 4,7 milhões de registros, seguido da PagSeguro, que recebeu até o momento 4,3 milhões de chaves dos usuários. Desbancado por fintechs e instituições de pagamentos, o primeiro grande banco da lista, o Bradesco (BBDC4), aparece em quarto lugar, com 3,7 cadastros do PIX.

A Caixa Econômica Federal é a quinta colocada da lista, com 2,4 milhões de registros, à frente do Banco do Brasil (BBAS3), com 2,1 milhões, e do Itaú Unibanco (ITUB4), que somou até o momento 1,7 milhão.

Entenda o PIX

Anunciado em fevereiro de 2020, o novo sistema deve começar a operar no dia 16 de novembro e vai permitir fazer pagamentos em tempo real. A ideia é simplificar as transferências eletrônicas, em qualquer hora do dia, em todos os dias da semana, seja por meio dos bancos ou fora deles, como outras instituições de pagamentos.

Assim que o pagamento for feito, o valor será transferido diretamente para quem recebe, tanto pessoa física quanto empresas. Para isso, todas as movimentações financeiras vão passar por uma base de dados única e centralizada que será gerenciada pelo 24 horas por dia pelo Banco Central.

As instituições financeiras começaram a cadastrar os clientes nas chaves do PIX a partir do dia 5 de outubro. De olho nas dúvidas em torno do sistema, o InvestNews preparou um guia com perguntas e respostas sobre como ele vai mudar a nossa relação com os pagamentos eletrônicos — e até com o dinheiro físico.

PIX

Como funcionam as chaves

A “chave Pix”, que começa a ser cadastrada em 5 de outubro, funciona como um “apelido” que será usado para o cliente identificar sua conta no sistema. Alguns bancos e fintechs optaram por fazer um pré-cadastro desta chave.

O Nubank, por exemplo, oferecia uma opção de pré-registro no aplicativo antes mesmo do lançamento. Mesmo tendo feito esse processo, a partir de 5 de outubro, será precido confirmar com os usuários o efetivo cadastramento das chaves no Pix, segundo a Febraban, entidade que representa os bancos.

Serão quatro opções de chaves PIX:

  • Número de CPF/CNPJ
  • Eemail
  • Número do celular
  • EVP (sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente, criará um QR Code)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.