Negócios

Programa de fidelidade da Latam supera recorde do período pré-pandemia

Foram resgatadas 5,8 milhões de passagens, ante 38,5 milhões em 2023, com crescimento de 70% na busca por voos internacionais.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Em meio às dificuldades do setor aéreo, a Latam comemorou um recorde em seu programa de fidelidade em 2023: o número de passageiros que voam com resgate finalmente ultrapassou o período pré-pandemia. Foram 5,8 milhões de embarques pelo chamado Latam Pass, acima do pico anterior de 5,4 milhões atingido em 2019 e alta de 17% sobre 2022.

Com a maior parte dos resgates usados em voos nacionais, o crescimento do programa em 2023 acompanha as metas da aérea de ampliar a operação no Brasil em 2024, enquanto busca reforçar também o avanço no mercado internacional. A expectativa é de que as viagens para outros países finalmente voltem ao patamar pré-pandemia em meados deste ano.

Avião da Latam em Congonhas 19/12/ 2017 REUTERS/Nacho Doce

Considerando o uso do Latam Pass, 84% das passagens foram para voos domésticos e 16% para internacionais, segundo informou a companhia aérea nesta quinta-feira (18). Mas houve forte aumento de 70% na quantidade de bilhetes internacionais adquiridos com pontos, enquanto os domésticos tiveram uma alta bem menor, de 10%.

O crescimento das operações internacionais da Latam tem sido gradual, mas a companhia tem adotado estratégias para acelerá-lo. Um dos exemplos é a joint venture com a companhia norte-americana Delta, “que aumentou em 75% a capacidade combinada das empresas”.

A medida faz parte dos esforços da empresa para se manter em crescimento após finalizar o processo de recuperação judicial em 2022. No acumulado de 2023 até o terceiro trimestre, o Grupo Latam teve um resultado líquido ajustado positivo de US$ 608 milhões, depois de um forte prejuízo de US$ 1,02 bilhão no mesmo período do ano anterior. 

Após a divulgação dos números, a administração creditou a melhora à estrutura de custos e renegociação de contratos, mas também citou em relatório uma “recuperação dos mercados domésticos e da maior recuperação das operações internacionais”.

Consumidor mais acostumado?

Embora seja recorde para a empresa, o número de 5,8 milhões de passagens resgatadas pelo Latam Pass é uma pequena parcela dos 38,5 milhões de passageiros transportados pela companhia em 2023, sendo 33 milhões em pelo Brasil e 5,5 milhões internacionais

A expectativa agora é para manter o crescimento do programa, que acompanhou alta demanda por viagens aéreas – fenômeno que vem sendo relatado também pela concorrência, com Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) reportando aumento dos números de passageiros transportados e taxa de ocupação em 2023, assim como a Latam. 

Mas a companhia acredita que esteja havendo maior popularização desse tipo de produto. Em nota, Martin Holdschmidt, diretor geral do Latam Pass no Brasil, citou “a maior familiaridade dos brasileiros com os programas de fidelidade graças ao aumento das possibilidades de acúmulo de pontos, seja em uma simples ida ao supermercado com cartão de crédito ou na compra de um produto com varejista parceiro”. 

Mais Vistos