Negócios
Uso de soja transgênica deve aumentar com alta de fertilizantes
Sementes geneticamente modificadas são aposta de produtores com alta no preço do fertilizador.
A disparada dos preços de fertilizantes leva os produtores de soja do Brasil, maior fornecedor mundial de oleaginosas, a apostar em sementes geneticamente modificadas para garantir bons rendimentos.
Essa é a expectativa da Boa Safra (SOJA3), cuja carteira de pedidos de sementes de soja aumentou 59% no primeiro trimestre contra o ano anterior, para R$ 742 milhões, disse o CEO Marino Colpo em entrevista. As sementes geneticamente modificadas responderam por 90% dos pedidos, ante 80,7% um ano antes, disse.
O aumento de receita da Boa Safra se deve a volumes maiores – a empresa aumentou sua capacidade de produção em 30% em relação ao ano anterior – e sementes mais caras, disse Colpo.
“O produtor pode estar pensando: o custo da lavoura está tão alto que não posso errar”, disse ele. “Preciso de uma semente de boa qualidade.”
Os produtores brasileiros também aumentam investimentos em tecnologia para mapear suas propriedades para tomar decisões melhores com base em uma análise precisa do solo, disse Colpo, acrescentando que a “crise” de fertilizantes é um estímulo para a adoção de tecnologia.
Veja também
- Onde investir R$ 5 mil de forma diversificada e à prova de eleições?
- Propaganda enganosa? Queixas disparam após casos de McDonald’s e Burger King
- Conheça os 15 melhores bancos do Brasil em 2022, segundo revista Forbes
- Bolsonaro fala em mudar distribuição do lucro da Petrobras; entenda
- Balanços do 1° trimestre de 2022: veja o calendário completo