Off Work
Copa do Mundo no metaverso: FIFA entra no mundo dos games de Web 3
Depois da coleção de NFTs, a FIFA anunciou que vai lançar quatro novos jogos baseados em blockchain para a Copa do Mundo 2022.
ARTIGO*
Para aproveitar todo investimento gerado e a divulgação em massa “gratuita”, além da coleção de NFTs “FIFA + Collect”, a FIFA está lançando um portfólio composto por quatro jogos em blockchain apoiados na Web3.
A novidade se trata de criptogames com jogabilidades diferenciadas que, segundo a entidade máxima do futebol mundial, têm o objetivo de envolver um grupo maior de fãs do esporte, assim como uma oportunidade de crescimento para a própria FIFA.
Buscando o engajamento digital, os gamers são globais e interativos. As empresas Uplandme, Matchday, Phygtl e Altered State Machine são as responsáveis, cada uma, pelo desenvolvimento dos seus jogos:
- Altered State Machine — AI League: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition
- Uplandme — FIFA World Cup Qatar 2022 in the Upland Metaverse
- Matchday — Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition
- Phygtl — FIFA World Cup Qatar 2022 on Phygtl
Por dentro dos novos criptogames
AI League: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition
É um jogo de futebol casual com disputa de 4 contra 4, em que os personagens são controlados por inteligência artificial (IA).
Nele, os gamers podem atuar como “treinadores e donos das suas equipes”, com a possibilidade de melhoramento dos atletas por meio de power-ups e treinamento.
Além disso, também será possível coletar e trocar os personagens a fim de montar times fortes combinando habilidades.
FIFA World Cup Qatar 2022 in the Upland Metaverse
Uplandme é o maior metaverso baseado em blockchain mapeado para o mundo real, em que os jogadores podem negociar propriedades virtuais.
Diferente do anterior, jogadores do “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 no Upland Metaverse” vão poder comprar, vender e colecionar NFTs (tokens não-fungíveis), além de se divertir coletando itens digitais oficiais, como alguns vídeos de destaques do torneio que serão feitos pela plataforma.
Para ficar mais por dentro da Copa do Mundo do Catar do conforto das suas casas — e com a possibilidade de ganhar prêmios — os gamers também poderão fazer visitas imersivas nas réplicas virtuais dos estádios oficiais do evento.
Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition
Jogos de cartas nunca saem de moda e são escolhas para diversão de públicos de diferentes faixas etárias. Não à toa, este game Web 3 se volta ao “jogo de baralho tradicional”, mas, ainda assim, alinhado a muita tecnologia.
Em outras palavras, o “Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition” tem como alvo a emoção dos fãs de futebol por meio de um jogo de cartas com característica no qual os jogadores competem para ver quem tem as melhores previsões sobre o torneio.
FIFA World Cup Qatar 2022 on Phygtl
Em destaque dos anteriores, o game desenvolvido pela Phygtl é um aplicativo mobile que tem o intuito de “levar o entusiasmo da Copa do Mundo 2022 a um nível totalmente engajador e imersivo”.
O app, que ainda está sendo desenvolvido, permitirá que os fãs do futebol criem suas próprias “recompensas digitais” — que pode ser associado a fotos e vídeos selecionados do maior evento de futebol do mundo, por exemplo — e ganhem um “fragmento limitado” do mundo real.
FIFA e blockchain: deu match!
A Copa do Mundo FIFA 2022 está quase aí e somente o Catar, anfitrião do evento, gastou quase US$ 220 bilhões para receber cerca de 1,5 milhão de visitantes de todo o mundo.
Com adoção e aceitação crescente do universo que envolve blockchain, a FIFA está ignorando completamente o bear market e apostando na tecnologia visando o longo prazo.
Deixando o preconceito de lado, a Web 3 é um universo novo que está sendo criado e, desse modo, a união das duas gigantes pode ser o momento de virada para o renascimento da tendência de alta do criptomercado.
Gostando ou não, os criptogames da FIFA, no mínimo, vão gerar extremo interesse e mais confiança para a tecnologia, uma vez que a entidade é uma das mais respeitadas — e amada — do globo.
Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
Veja também
- Vencer Copa do Mundo pode ajudar mais PIB da Argentina do que da França
- Agências do INSS estarão fechadas nesta sexta de jogo do Brasil
- Como a Copa do Mundo influencia o mercado de ações?
- Apostas esportivas crescem durante a Copa e confirmam favoritismo pelo Brasil
- Copa 2022: bancos têm horário reduzido durante os jogos da seleção brasileira