O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em alta de 1,39%, para uma máxima de fechamento de três meses e chegando a três semanas de ganhos. O índice de Xangai subiu 0,96% e o índice de Hong Kong Hang Seng avançou 1,1%.
Enquanto isso na zona do euro, a inflação anual subiu para um recorde de 8,1% no mês passado, em linha com a estimativa preliminar e mais de quatro vezes a meta do Banco Central Europeu, ressaltando seus planos de aumentar as taxas de juros no próximo mês para domar o crescimento dos preços em fuga.
Inicialmente impulsionada pela escassez da oferta pós-pandemia e pelo aumento dos preços da energia após a invasão russa da Ucrânia, a inflação tornou-se agora cada vez mais ampla, afetando tudo, desde alimentos e serviços até bens de uso diário.
Nos Estados Unidos, os índices de ações fecharam em forte baixa nesta quinta-feira, em uma ampla liquidação, com o aumento dos temores de recessão após movimentos de bancos centrais de todo o mundo para conter a inflação crescente, na esteira do maior aumento de juros do Federal Reserve desde 1994.
Na abertura, Londres operava em alta de +0,90%; Frankfurt, +1,08%; Paris, +1,22% e Madrid, +1,35%. Já os futuros americanos: Dow Jones (+0,62%), S&P 500 (+0,82%), Nasdaq (+1,09%); Petróleo: Brent a USD 120,34 (+0,44%); WTI a USD 117,92 (+0,28%); Ouro: -0,10%; USD 1.848,10 a onça-troy.
Cenário no Brasil e Ibovespa
No Brasil, deve repercutir nesta sexta-feira pós-feriado a decisão do Banco Central de elevar a Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano, e prever novo aumento para a próxima reunião em agosto.
A Petrobras segue no radar, uma vez que de acordo com a mídia local a estatal deve anunciar aumento nos preços do diesel e da gasolina nesta sexta-feira. Se confirmado o aumento, ele virá pouco depois de o presidente Jair Bolsonaro voltar a pedir que a empresa não reajuste os preços dos combustíveis e sugerir que um novo aumento teria motivações políticas contra seu governo.
O dólar spot teve baixa de 2,07% na quarta-feira pré-feriado, encerrando o dia a R$ 5,02.
O Ibovespa fechou em alta, na quarta-feira, reagindo após oito quedas consecutivas, em sessão marcada por decisão do banco central norte-americano de aumentar o ritmo do aperto monetário para conter a inflação nos Estados Unidos. O Ibovespa subiu 0,73%, encerrando o dia em 102.806 pontos.
Do ponto de vista técnico de longo prazo, com o domínio da força vendedora das últimas semanas, o Ibovespa retornou para a região de suporte da média exponencial de 200 períodos (MME200), aos 102.420 pontos, ou seja, o IBOV está negociando muito próximo a uma região de suporte importante. Se romper essa região e encerrar a semana abaixo dessa faixa de valores, os 100.000 pontos novamente tornam-se referência de suporte imediatamente inferior.
Indicadores econômicos e eventos
BRA
10:00 – IBC-Br (Mar)
EUA
09:45 – Discurso de Powell, Presidente do Fed
10:15 – Produção Industrial (Anual) (Mai)