Por Shariq Khan
NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo subiram 1% nesta quarta-feira, à medida que as tensões geopolíticas aumentavam no Oriente Médio e os operadores avaliavam sinais de aperto na oferta no curto prazo.
O petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos Estados Unidos subiu 0,87 dólar, ou 1,1%, para fechar a 77,91 dólares o barril, enquanto o petróleo Brent subiu 0,69 dólar, ou 0,8%, para 83,03 dólares o barril.
Os contratos de petróleo vinculados a entregas de curto prazo têm sido negociados com o prêmio mais elevado em relação aos contratos de data posterior em vários meses, uma estrutura de mercado conhecida como “backwardation” e considerada um sinal de um mercado com oferta estreita.
Os timespreads estão mostrando um aperto nos mercados, disse Giovanni Staunovo, analista do UBS, acrescentando que os estoques de petróleo caíram no centro comercial Amsterdã-Roterdã-Antuérpia, enquanto os estoques de produtos caíram em Fujairah na semana passada.
Também apoiando o mercado, as refinarias dos EUA estão mostrando sinais de retorno das atividades de manutenção, depois de terem caído para as taxas operacionais mais baixas desde dezembro de 2022, estimulando o aumento dos estoques de petróleo.
(Reportagem de Robert Harvey em Londres, Mohi Narayan em Nova Delhi, Andrew Hayley em Pequim)
Veja também
- MPT alega irregularidades nas condições de trabalho da BYD na Bahia
- Quantum, da Brookfield, passa a deter 100% de transmissora de energia no RS
- Controladora do Ifood compra plataforma Decolar
- Biden abre investigação comercial nos EUA sobre chips chineses antigos; entenda
- Abitrigo diz que dólar eleva custos e aumento do preço da farinha ‘será inevitável’