Marca preferida de Taylor Swift, Golden Goose adia IPO por conta de turbulência na Europa
Marcas de luxo, como a fabricante de tênis das super estrelas Golden Gose, sentem os efeitos da deterioração do mercado após as eleições da UE
A empresa de moda italiana Golden Goose, fabricante do tênis Super-Star, usado por celebridades como Taylor Swift, adiou sua oferta pública inicial, citando a volatilidade do mercado europeu.
A decisão da empresa, que de acordo com o planejado começaria a ser negociada em Milão no final desta semana com uma avaliação de até US$ 2 bilhões, é um revés para o mercado de IPOs europeu, que via a atividade se recuperar nos últimos meses.
A Golden Goose declarou na noite de terça-feira (18) que o atual ambiente de mercado não é o cenário certo para a abertura de capital. A deterioração significativa das condições de mercado após as eleições da União Europeia e a convocação de eleições legislativas na França prejudicaram os mercados europeus e o setor de luxo em particular, disse a empresa.
“A IPO da Golden Goose será reavaliada no devido tempo”, acrescentou.
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A semana passada foi a pior do índice Stoxx Europe 600 desde outubro, após os resultados das eleições para o Parlamento Europeu neste mês, e depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou eleições antecipadas, aumentando os temores de instabilidade política. O FTSE MIB da Itália caiu 3,9% desde as eleições europeias.
A Golden Goose mirava uma avaliação variando entre 1,69 bilhão de euros e 1,86 bilhão de euros, ou aproximadamente entre US$ 1,82 bilhão e US$ 2 bilhões, com base em sua faixa de preço de IPO. A empresa planejava levantar cem milhões de euros com uma oferta de novas ações, com a acionista Astrum, entidade controlada pelo grupo de private equity Permira, despejando ações adicionais até 458 milhões de euros.
A empresa disse que recebeu forte apoio de investidores como parte do processo e que as metas da IPO foram alcançadas logo após a abertura da oferta.
A notícia do adiamento da IPO veio depois que a Bloomberg informou na terça-feira que a Golden Goose havia definido o preço de sua IPO em 9,75 euros por ação, no limite inferior de sua faixa-alvo de 9,50 euros a 10,50 euros por ação.
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A atividade de IPOs na Europa havia mostrado sinais de retomada no início deste ano, com a listagem de empresas como a Puig Brands, dona de Jean Paul Gaultier, na Espanha, a gigante de cuidados com a pele Galderma Group, na Suíça, e a CVC Capital Partners, nos Países Baixos.
A Golden Goose não é a primeira empresa a revisar seus planos de abertura de capital. Na semana passada, o investidor imobiliário britânico Special Opportunities REIT cancelou uma IPO depois que a demanda dos investidores ficou aquém de suas expectativas.
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traduzido do inglês por investnews