Dados do TSE apontam que 55 candidaturas são de pessoas estrangeiras, sendo um candidato a prefeito, um a vice-prefeito e 53 a vereador.
Além disso, 18 candidatos são cidadãos portugueses com igualdade de direitos, sendo um candidato a vice-prefeito e 17 a vereador.
São ainda 1.748 brasileiros naturalizados, sendo 57 candidatos a prefeito, 64 a vice-prefeito e 1.627 candidatos a vereador. Outros 44 candidatos não tiveram a nacionalidade divulgada.
O único estrangeiro candidato a prefeito é Ernesto Ortiz Romacho, do Cidadania. Ele concorre à prefeitura de Palmares do Sul (RS). Ortiz aparece como sendo cidadão espanhol e já foi eleito prefeito da cidade em 2008.
LEIA MAIS: Guia completo sobre as eleições 2024
O que diz a lei?
No Brasil, os estrangeiros não têm direito a votar. O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas maiores de 18 (dezoito) e menores de 70 anos que têm a nacionalidade brasileira originária (natos) ou adquirida (naturalizados).
É também obrigatório para os portugueses que optaram pelo exercício dos direitos políticos no Brasil – Tratado de Cooperação, Amizade e Consulta entre a República Federativa do Brasil e a República de Portugal – Estatuto de Igualdade, que optaram pelo exercício dos direitos políticos no Brasil.