Ao todo são oito embarcações fazendo viagens até abril de 2025, sendo cinco da MSC Cruzeiros e três da Costa Cruzeiros. Veja:
- MSC Grandiosa
- MSC Armonia
- MSC Orchestra
- MSC Seaview
- MSC Splendida
- Costa Diadema
- Costa Favolosa
- Costa Pacifica
A MSC Cruzeiros preparou sua Black Friday com ofertas de viagens que podem ser adquiridas com descontos até 1º de dezembro de 2024. As promoções são de 20% para embarques no Brasil e 40% para embarques internacionais na América do Sul, no Caribe, no Mediterrâneo, no Norte da Europa, nas Ilhas Canárias, na América do Norte e na modalidade “Grand Voyages” — tipo de viagem mais longa.
É possível, por exemplo, adquirir uma viagem de 19 dias, em abril de 2025, partindo de Santos rumo à Europa com desconto de 14%, caindo de R$ 8.927 para R$ 7.657 por pessoa. O roteiro inclui paradas no Rio de Janeiro, Búzios (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Ilhas Canárias, Tanger (Marrocos), Málaga (Espanha), Valencia (Espanha), Marselha (França) e Gênova (Itália). O pacote não inclui a parte aérea do voo de volta ao Brasil.
Uma viagem mais curta, de sete dias, de Santos a Buenos Aires (ida e volta), em fevereiro de 2025, sai de R$ 6.565 para R$ 5.425 por pessoa — desconto de 17%.
A Costa Cruzeiros também está com ofertas de viagens pela América do Sul com mais de 40% de desconto. Uma viagem de cinco dias partindo de Santos em novembro, caiu de R$ 4.563 para R$ 2.449,20 por pessoa no Costa Pacifica — redução de 46%, em roteiro que passa por Angra dos Reis (RJ) e Búzios (RJ), incluindo taxas portuárias e de serviços, café da manhã, almoços, jantares e lanches.
É importante, antes de fechar a viagem, prestar atento ao que está incluído na promoção. No caso da MSC, por exemplo, o desconto não permite ao passageiro escolher o horário do turno do jantar. O viajante só irá conhecer a localização da cabine no momento do embarque, sem direito a substituição. O pacote de bebidas alcoólicas também não integra o pacote promocional.
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Setor em crescimento
O setor de cruzeiros vem mostrando crescimento, com sinais de recuperação, após a pandemia de Covid-19. Durante a emergência sanitária, a temporada 2020/2021 foi cancelada e provocou prejuízo estimado em R$ 2,6 bilhões, segundo a CLIA Brasil, entidade que representa o setor.
Já na temporada 2023/2024, o impacto gerado pelos gastos dos passageiros e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e trânsito foi de R$ 2,4 bilhões, aumento de 15,7% em relação a 2022/2023.
Segundo o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2023/2024, produzido pela CLIA Brasil em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), na última temporada foram nove navios operando em 17 destinos no Brasil e América do Sul, com um expressivo aumento no número de viajantes em comparação à temporada anterior (2021/2022), totalizando 844 mil passageiros.
Para a temporada 2024/2025, a previsão do setor é de um total de 861 mil passageiros embarcados, representando um novo recorde.