Escolhida para ser a fornecedora da tecnologia de pequenos reatores nucleares (SMR, na sigla em inglês) no Reino Unido, a Rolls-Royce Holdings busca agora opções de financiamento para sua unidade de desenvolvimento das usinas atômicas. A companhia estuda uma oferta pública inicial de ações (IPO), informou o Financial Times.

As discussões, porém, ainda estão em estágio inicial. As conversas envolveram bancos e firmas de investimento. Os negociadores ainda estão levantando as futuras necessidades de capital do negócio. O governo britânico, porém, deseja que qualquer IPO ocorra em Londres, que tem enfrentado escassez de listagens nos últimos anos.

Em junho, o Reino Unido escolheu a Rolls-Royce para fornecer a tecnologia dos primeiros pequenos reatores modulares (SMRs) do país, considerados uma alternativa mais barata e simples para expandir a energia nuclear. O processo fez parte de uma competição iniciada há quase dois anos e resultará na construção de três unidades SMR pela companhia.

O governo britânico aposta em uma “era de ouro” da energia nuclear, vista como essencial para alcançar as metas de energia e clima do país. Como parte desse esforço, já anunciou investimentos de £14,2 bilhões (US$ 19 bilhões) em um projeto atômico de maior porte em Suffolk.

Tecnologia promissora

Um SMR é um tipo de reator projetado para gerar energia nuclear em escala reduzida, quando comparado aos reatores tradicionais usados em grandes usinas.

Principais características:

Aplicações possíveis: