Taylor Swift compôs e lançou álbuns por seis anos até conquistar o primeiro primeiro lugar na parada Hot 100. A música We Are Never Ever Getting Back Together, com sua bateria estrondosa e feita para agitar estádios lotados, marcou o início da transição de Swift do country para o pop.

Ela compôs a música com a ajuda de Max Martin e Shellback, produtores suecos com um histórico de sucessos quase inigualável. “Sempre fui fascinada pela forma como Max Martin consegue acertar um refrão”, disse Swift à Billboard em 2012. “Ele vem até você e te acerta — tudo em letras maiúsculas e com pontos de exclamação.”

Martin, 54, passou a carreira construindo sucessos instantaneamente reconhecíveis para Britney Spears, Backstreet Boys, Kelly Clarkson, Katy Perry, The Weeknd e Ariana Grande. Seu trabalho com Taylor Swift em “Red”, “1989” e “Reputation” ajudou a catapultá-la para o topo do pop.

Embora Taylor Swift tenha se aventurado em outros gêneros e trabalhado com diferentes colaboradores, ela se reuniu com Martin depois de quase oito anos para produzir seu mais recente álbum, The Life of a Showgirl, lançado na sexta-feira (3).

Para Taylor Swift, este álbum marca o retorno ao tipo de sucesso que te prende e que Martin, cujo nome completo é Karl Martin Sandberg, tornou sua marca registrada. “As músicas pop mais divertidas e cativantes que existem”, disse Dan Cash, fã de Taylor Swift e que posta sobre a cantora no TikTok. “O lirismo de Taylor e a produção de Max são simplesmente a perfeição mágica do pop.”

Martin — bronzeado e com cachos esvoaçantes — é um dos compositores mais bem-sucedidos da história. Ele coescreveu 27 sucessos número 1. Essa marca só fica atrás da alcançada por ninguém menos que Paul McCartney.

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Frequentemente descrito como tímido por aqueles que trabalham com ele, ele raramente concede entrevistas e se recusou a falar com o The Wall Street Journal.

Mas seus colaboradores têm algumas teorias sobre o que o torna um criador de sucessos inimitável: seu ouvido atento aos detalhes, sua experiência como cantor e sua disposição em recrutar colaboradores dinâmicos que mantêm seus discos atualizados com os últimos lançamentos.

A tradição da indústria musical está repleta de artistas meticulosos — o engenheiro Bruce Swedien explicou certa vez que Michael Jackson fez 91 mixagens diferentes de “Billie Jean”.

“Martin é obsessivo e está sempre disposto a ficar acordado por três dias só para acertar o som da bateria”, diz Martin Dodd, executivo de A&R que trabalhou com o produtor.

Gary Barlow, vocalista do grupo pop britânico Take That, conheceu Martin quando ele embarcava em carreira solo no final dos anos 1990. “Sou um cantor bastante proficiente, e eles me deixaram no estúdio por horas, ajustando os mínimos detalhes”, disse Barlow. “Não se tratava apenas dos quatro versos do refrão. Cada verso era importante.”

Martin não está apenas superando a concorrência.

Embora evite os holofotes, “ele é provavelmente um dos melhores cantores que já conheci na vida”, disse Chad Wolf, vocalista do Carolina Liar.

Taylor Swift em show no Brasil

O Carolina Liar colaborou com Martin em dois álbuns, resultando em músicas que apareceram em programas populares como The Hills e One Tree Hill. “Há algo na abordagem dele ao cantar que é a coisa mais triste que você já ouviu”, disse Wolf. “Os cantores sabem que ele é o cara nesse sentido, e ele consegue extrair algo de você que você nem sabe que está na música ainda.”

Barlow, vocalista do Take That, também expressou admiração pelas habilidades vocais de Martin. “A maneira como ele termina as notas, como ele se liga nas notas, como as vogais soam, as escolhas de sons que ele usa nas letras que escreve — é simplesmente inteligente”, disse.

Isso dá a Martin uma posição sólida quando ele pede aos artistas que tentem uma abordagem semelhante. “Você não se importa em ser torturado quando alguém consegue cantar como ele”, disse Barlow, brincando.

Após uma fase inicial de sucesso no final dos anos 1990 com Spears (“…Baby One More Time”), Backstreet Boys (“I Want It That Way”) e NSYNC (“I Want You Back”), Martin atingiu um obstáculo criativo no início dos anos 2000. “Começamos a nos repetir, a usar os mesmos sons e a não ser criativos o suficiente”, disse ele em 2020.

Para evitar que isso aconteça novamente, ele tem tido o cuidado de buscar coautores — Ali Payami, Savan Kotecha, Shellback entre outros — que o desafiem, colaboradores para os quais ele “tem medo de tocar”, como disse em 2020.

Antes de Wolf começar a gravar com Martin, ele dizia: “Quero trazer Shellback, porque acho que precisamos de alguém mais jovem, com vontade, para ter energia e uma nova perspectiva”.

Shellback, que tocou em bandas de metal antes de unir forças a Martin, adaptou-se rapidamente ao novo ambiente. Um de seus primeiros créditos foi em “So What”, do P!nk, que alcançou o primeiro lugar na Hot 100.

Quando Martin recebeu o Polar Music Prize, uma homenagem sueca que também foi concedida a Bruce Springsteen e Paul Simon, em 2016, ele elogiou Shellback em seu discurso. “Esse cara mudou minha vida”, disse Martin. “Esse cara é um gênio. Agora tenho que acompanhá-lo.”

“Max sempre sabe como se conectar com pessoas que podem ter outras habilidades que ele não tem”, disse Chris Anokute, ex-executivo de A&R que trabalhou em “Teenage Dream”, de Katy Perry, o álbum de 2010 que incluiu quatro sucessos número 1 coescritos por Martin. “Saber como encontrar pessoas que entendem o cenário atual, colaborar com elas e nutri-las é a razão pela qual ele ainda é dominante.”

Assim como Prince (que é um dos ídolos de Martin), ele é adepto de muitos estilos. “Since You’ve Been Gone”, de Kelly Clarkson, é um rock estrondoso e intenso. “Blinding Lights”, de The Weeknd, presta homenagem ao synth-pop dos anos 1980. “Send My Love (To Your New Lover)”, de Adele, se inspira no soul acústico dedilhado.

Quando Martin se conectou com Taylor Swift, ela já havia curtido grandes sucessos como “You Belong With Me” e “Love Story”, que começou no country e saltou a barreira para o pop. Desta vez, ela planejava abrir um buraco direto na divisória.

Suas músicas com Martin são mais densas e musculosas. Os sintetizadores têm toda a delicadeza de uma escavadeira, e a voz de Taylor Swift é tão complexa que suas melodias pastosas também geram um impacto incrível.

“Quando Taylor Swift ligou, não foi tipo: ‘Hum, eu deveria fazer isso?'”, disse Martin em 2016. Ele descreveu trabalhar com a estrela como “uma escolha fácil”. Martin contribuiu para três músicas de “Red”, além da maioria de “1989” e “Reputation”.

As músicas que eles fizeram juntos não são apenas algumas das favoritas da cantora — elas também estão entre as mais populares.

Cerca de 70% de suas faixas com Martin têm mais de 500 milhões de reproduções no Spotify — uma taxa notavelmente maior em relação a outros produtores com quem Swift já colaborou, de acordo com a análise de Chris Dalla Riva, autor do livro Uncharted Territory: What Numbers Tell Us About the Biggest Hit Songs and Ourselves.

Como disse Tom Poleman, diretor de programação da iHeartMedia: “Quando Taylor Swift está trabalhando com Max, isso significa apenas sucessos”.

Traduzido do inglês por InvestNews

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